Embraer (EMBR3) fecha acordo com Sindicato dos Metalúrgicos

A fabricante de aeronaves Embraer (EMBR3) informou nessa sexta-feira (11) que fechou um acordo coletivo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu (SP).  O consenso é sobre as demissões que a empresa anunciou no começo de setembro.

Dentre os termos do acordo, está especificado que a companhia deverá dar preferência na recontratação desses trabalhadores, ao passo que haja uma retomada do mercado, segundo informou a Embraer em nota.

Outro ponto destacado foi que a companhia deverá prorrogar o plano de saúde familiar dos trabalhadores cujo contrato foi anulado, até junho. A Embraer também deverá continuar a pagar R$ 450 em vale alimentação, por mês, para esses trabalhadores.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Cabe ressaltar que na última quinta-feira (10) a fabricante de aeronaves também havia assinado um acordo coletivo com o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. Esse acordo também estendeu os benefícios aos profissionais desligados em 3 de setembro.

No início do mês, a fabricante de aeronaves havia comunicado a demissão de 900 funcionários, que se somaram aos 1,6 mil desligamentos por meio do programa de demissão voluntária (PDV) aberto pela Embraer. Em vista disso, a proposta de acordo assinado ontem foi analisada em assembleia virtual e 83% dos votos válidos foram favoráveis, segundo o sindicato.

Nesse sentido, o acordo com o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, conta om a manutenção do patamar atual de engenheiros, no nível de 3 mil trabalhadores, até abril de 2021.

Embraer anuncia demissões

A fabricante de aviões anunciou em 3 de setembro  a demissão de 2,5 mil colaboradores no Brasil. De acordo com a companhia, do total, 1,6 mil desligamentos estão ligados a adesões ao Plano de Demissões Voluntárias, que terminou um dia antes do anúncio. Os outros 900 cortes foram feitos pela empresa para assegurar a sustentabilidade da companhia.

A companhia explicou que a medida teve que ser tomada devido aos impactos causados pela pandemia de coronavírus (Covid-19), além do cancelamento da parceria com a Boeing. A Embraer possuía uma força de trabalho de aproximadamente 16 mil funcionários no País. Do total, 10 mil atuam na sede da companhia em São José dos Campos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião