Embraer fecha acordo para entregas aéreas via drones com Elroy Air

A Embraer (EMBR3) informou que sua subsidiária EmbraerX fechou um acordo com a fabricante de drones Elroy Air para desenvolver um sistema de entregas aéreas automatizadas. O anúncio ocorreu, nesta quarta-feira (8), em uma feira de tecnologia em Las Vegas, nos Estados Unidos.

A proposta da Embraer é unir seu conhecimento no setor aeronáutico com a experiência da Elroy no desenvolvimento de sistemas autônomos. Isso porque, segundo o presidente da EmbraerX, Antonio Campello, o transporte de carga é o principal mercado para aeronaves autônomas.

“Nossa abordagem holística para acelerar esse mercado incluirá a colaboração com a Elroy Air e seu sistema Chaparral, capaz de entregar entre 110 e 220 kg de carga a distâncias de até 480 km”, afirmou o presidente-executivo da EmbraerX, Antonio Campello.

De acordo com o CEO da Elroy Air, Dave Merril, o drone utilizado para o transporte de cargas poderá operar sem necessidade de aeroportos ou estação de recargas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“O projeto da aeronave é otimizado para o transporte de carga, com capacidade de carregamento e descarregamento automáticos. Nossa colaboração com a EmbraerX vai acelerar o caminho para a implantação nos mercados de frete comercial”, salientou o executivo.

Fusão entre a Boeing e a Embraer

Em dezembro, a agência de notícias “Bloomberg” informou que a superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve aprovar neste mês de janeiro a venda da divisão comercial da Embraer para a Boeing.

Saiba mais: Cade deve aprovar fusão entre Boeing e Embraer em janeiro

De acordo com fontes familiarizadas com o assunto, a fusão entre as duas empresas deverá ser aprovada sem restrições. Além disso, a negociação deverá passar em rito sumário pela superintendência, portanto, não precisará ser levado para o pleno do conselho.

Segundo a agência de notícias, o órgão regulador não encontrou nenhuma preocupação concorrencial no negócio entre a Embraer e a Boeing. Para o Cade, as duas companhias possuem investimentos complementares. Além disso, nenhum concorrente manifestou interesse na negociação.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião