Brasil “está pronto” para entrada na OCDE, diz diplomata

O diplomata indicado ao cargo de embaixador do Brasil em Washington, Nestor Forster, afirmou que o País “está pronto” para entrar na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) “assim que a porta se abra”.

Forster declarou, em live organizada pela Apex, Amcham e Atlantic Council, que a entrada na Organização é prioridade para o Brasil. O indicado à embaixada ainda afirmou que vê sinergia entre as reformas econômicas e os requisitos exigidos pela OCDE.

O embaixador salientou que, entre os candidatos à entrada na entidade internacional, o Brasil é o que mais adotou instrumentos da organização, 82 de cerca de 250, segundo Forster. O País ainda aguarda análise de seu pedido para entrar no grupo criado para estimular o progresso econômico e o comércio mundial.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O indicado à embaixada também afirmou que o Brasil apresenta apoio dos Estados Unidos e espera uma definição dos países europeus sobre a necessidade da entrada de uma nova nação do continente na Organização. “Espero que possamos resolver isso rápido”, declarou.

Brasil é o primeiro da América Latina a solicitar entrada no GPA

Além da solicitação para entrar na organização internacional, Forster falou o pedido do Brasil para participar do acordo de compras governamentais (ACG, ou GPA na sigla em inglês) da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Saiba  mais: Coronavírus: segundo OCDE, cenário “está maduro para corrupção”

De acordo com o indicado à embaixada, o País foi o primeiro da América Latina a fazer  o pedido de entrada e o sexto maior mercado de compras governamentais do mundo. “Há muitas oportunidades no País, especialmente com as necessidades de infraestrutura”, pontuou o diplomata

Saiba mais: Brasil faz pedido de adesão ao pacto de compras governamentais da OMC

O indicado à embaixada de Washington também salientou que a assinatura do pacto contribuiria com: aumento da transparência; redução da corrupção; fortalecimento das práticas de governança.

Brasil X OCDE

O Brasil coopera com a OCDE desde o começo da década de 1990, no entanto nunca chegou a ser efetivado no grupo. Os motivos para isso se devem a fatores tanto econômicos como geopolíticos, visto que a organização internacional é  formada predominantemente por países desenvolvidos. Em julho de 2017, o Brasil deu entrada no processo de ingresso na OCDE.

Tags
Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião