Elon Musk proíbe que funcionários da SpaceX usem o aplicativo Zoom

A SpaceX, empresa de Elon Musk, anunciou que seus funcionário não podem mais usar o aplicativo Zoom para videoconferências, alegando preocupações com a segurança e privacidade. O aplicativo estava sendo usado devido as orientações de isolamento social por causa do novo coronavírus (Covid-19). A empresa trabalha como empreiteira de defesa e por isso é considerada essencial, pelo governo norte-americano e pode continuar operando durante a pandemia.

No dia 28 do último mês, a empresa de transporte espacial de Elon Musk havia enviado um e-mail aos seus funcionários, no qual comunicava que o uso do aplicativo de comunicação digital deveria cessar imediatamente. A SpaceX ainda salientou aos seus colaboradores que passassem a usar telefone ou e-mail para manter a comunicação.

Na última segunda-feira (30) a Agência Federal de Investigação (FBI, sigla em inglês) informou que duas teleconferências escolares, haviam sido invadidas por anônimos, no Zoom. Diante disso, o FBI indicou que os usuários do aplicativo não divulgassem ou compartilhassem os links das conferências.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Além disso, o site The Intercept disse que os vídeos do Zoom não são criptografados de ponta a ponta e informou que a companhia tem acesso as teleconferências realizadas.

Em sua defesa, a Zoom reforçou “queremos começar pedindo desculpas pela confusão que causamos ao sugerir incorretamente que as reuniões do Zoom eram capazes de usar criptografia de ponta a ponta”.”O Zoom sempre se esforçou para usar a criptografia para proteger o conteúdo no maior número possível de cenários e, nesse espírito, usamos o termo criptografia de ponta a ponta”.

Tensões entre Elon Musk e Mark Zuckerberg

O CEO da Tesla e Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, possuem um longo histórico de desentendimentos. Em 2016, Zuckerberg afirmou que a SpaceX, empresa de serviços aeroespaciais fundada por Musk, era culpada por destruir um satélite do Facebook com um lançamento fracassado.

Além disso, em 2018, Elon Musk afirmou que desconhecia a existência das páginas de suas empresas na rede social norte-americana. No entanto, os perfis das companhias existiam e foram desativados pela própria mídia social pouco tempo depois. Na ocasião, somente a SpaceX contava com mais de 2,5 milhões de seguidores.

Saiba mais: Cápsula da SpaceX, empresa de Elon Musk, retorna com sucesso à Terra

As discussões entre os dois executivos se estendem em relação ao potencial da inteligência artificial (IA). O CEO da Tesla afirmou que Zuckerberg possui uma visão limitada sobre o futuro da IA.

Isso porque o fundador da rede social norte-americana acredita que a tecnologia poderá otimizar a saúde e a segurança. No entanto, Elon Musk afirma que o serviço pode se tornar mais perigoso do que armas nucleares futuramente.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião