Musk quer mudar sede da Tesla por causa da quarentena do coronavírus

O CEO da Tesla (NASDAQ: TSLA), Elon Musk, escreveu em sua conta no Twitter neste sábado (9) que estaria prestes a mudar de sede da empresa por causa das restrições impostas pela quarentena provocada pelo novo coronavírus (covid-19).

Segundo Musk, a Tesla poderia deixar a Califórnia após seu pedido de reabertura das plantas ser rejeitado pelas autoridades locais na última sexta-feira (8). O executivo salientou que vai brigar na Justiça para poder retomar as atividades de produção de carros elétricos.

Veja também: Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais!

A planta da Tesla está localizada na cidade de Fremont, próxima a São Francisco. As autoridades locais decretaram uma quarentena mais rigorosa do que em outras cidades para enfrentar a pandemia de coronavírus.

Por isso, se outras regiões da Califórnia estão já reabrindo gradualmente suas atividades econômicas, em Fremont está tudo ainda paralisado, com exclusão das atividades consideradas essenciais.

“A Tesla está entrando com uma ação contra o condado de Alameda imediatamente”, escreveu Musk no Twitter, “O chefe interino de Saúde não eleito e ignorante de Alameda está agindo contrariamente ao governador, ao presidente, às nossas liberdades constitucionais e ao bom senso.”

No começo da pandemia, a Tesla tentou permanecer aberta, mas foi forçada a interromper a produção no dia 23 de março por causa da decisão das autoridades locais.

A empresa esperava retomar sua atividade em 4 de maio, um dia após a data prevista para o relaxamento das restrições. Entretanto, na semana passada as autoridades locais prorrogaram as medidas de isolamento social até o fim de maio.

Tesla contra o contado de Alameda

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, tinha declarado na última quinta-feira (7) que o estado norte-americano poderia começar a reabrir gradualmente algumas empresas.

Saiba mais: Tesla registra queda de 85% no lucro líquido do 1T20

O CEO da Tesla aplaudiu a notícia e imediatamente enviou um memorando a seus funcionários informando-os que a fábrica iria reabrir já na sexta-feira. Entretanto, poucas horas depois, o Departamento de Saúde Pública do contado de Alameda informou que a empresa não poderia reabrir.

“Francamente, essa é a gota d’água”, reagiu Musk no Twitter, “A Tesla agora mudará sua sede e futuros programas para o Texas/Nevada imediatamente. A manutenção das atividades em Fremont vai depender de como a Tesla será tratada no futuro. A Tesla é a última montadora que resta na Califórnia.”

Saiba mais: Tesla tem lucro de US$ 105 milhões puxado por vendas do “Model 3”

Já em março Musk tinha informado que a Tesla estava procurando um local para uma nova fábrica nos Estados Unidos. “Os incentivos desempenham um papel, mas também os custos de logística, acesso a uma grande força de trabalho com uma ampla gama de talentos e qualidade de vida”, declarou na época em uma entrevista ao Wall Street Journal.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião