Elevação do rating é prova de nossa resiliência, diz diretor da Unipar

O diretor executivo financeiro e de relações com investidores da Unipar (UNIP6), Christian Schnitzlein, declarou que a empresa está atenta a novas alternativas para se manterem competitivos no mercado. Em entrevista exclusiva ao portal SUNO Notícias,  nesta sexta-feira (20), o executivo também conversou sobre a elevação da nota de crédito dada pela agência de classificação de riscoFitch Ratings” e os planos futuros da empresa química.

Confira a entrevista exclusiva com o diretor da Unipar:

O que representa essa alta do Fitch Ratings para a Unipar?

“Hoje estamos em um cenário muito duro para a gente. Um cenário que mostra bastante nossa resiliência e nossas estratégias consistentes em gestão de capital e de caixa, além de controle de imprevistos. Por isso, hoje vemos essa elevação por termos bastante resiliência frente aos cenários adversos. Algo que nos dá conforto para continuarmos olhando aos nossos negócios e buscando fortalecer ele na posição que temos hoje no mercado.”

Qual o fator determinante para essa elevação?

“A manutenção de nossas estratégias e de nossos resultados, mesmo no cenário que nós e o resto do mercado vivemos neste ano.”

Quais são os planos futuros da Unipar? 

“Temos nos consolidado como uma das maiores empresas químicas do Brasil, sempre buscando sermos sustentáveis nos nossos resultados e com nossos stakeholders. Continuaremos focados em nossa recuperação e neste bom relacionamento com os stakeholders, lembrando que como commodities, ou semi-commodities, a gente tem ciclos, tanto de baixas como de altas, e temos que estar preparados para isso também”.

Qual o impacto dessa nota da Fitch Ratings para o futuro da empresa?

“Não sabemos se continuaremos subindo, mesmo porque, no nosso tamanho atual entendo que precisaríamos ter mais diversificação para podermos mudar o patamar de notas. Entretanto, em termos de organização, procuraremos sempre melhorar nossas métricas e continuar performando nossas operações do jeito que acreditamos que devam ser performadas e buscar sempre agregar valor ao nosso negócio. Anunciamos recentemente uma joint-venture com a AES (TIET11) na construção de um parque eólico. Estamos sempre buscando alternativas para nos mantermos competitivos no mercado.”

Fitch Ratings eleva nota da Unipar

A agência de classificação de risco de crédito Fitch Ratings elevou, na última quinta-feira (19), a nota de Longo Prazo da Unipar (UNIP6) de AA- para AA assim como as de suas quarta e quinta emissões de debêntures, com Perspectiva Estável.

Saiba mais: Unipar: Fitch eleva rating da empresa para “AA” com perspectiva estável

“A elevação do rating é fruto de uma consistente geração de caixa alinhada com a estratégia de desalavancagem, alocação de capital e gestão de custos. Este movimento reforça o nosso comprometimento de atuação responsável, num setor de capital intensivo”, declarou Christian Schnitzlein, Diretor Executivo Financeiro e de Relações com Investidores da Unipar.

Segundo o relatório da Fitch, “a elevação do rating condiz a relevante redução de endividamento financeiro líquido da Unipar nos últimos dois anos, suportada por fortes fluxos de caixa (FCF) no período, e também considera a capacidade da companhia de manter o perfil financeiro e as métricas de crédito conservadores e gerar FCFs positivos, mesmo em períodos de forte baixa do ciclo de preço da soda e do PVC, conforme é esperado pela Fitch ao menos para os próximos dois a três anos.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O relatório ainda explica que: “A Perspectiva Estável é suportada pela expectativa de que a Unipar mantenha sua posição de destaque no mercado sul-americano de soda-cloro e PVC e de que continue entregando adequada geração operacional de caixa, baixo consumo de investimentos e fortes métricas de crédito nos próximos anos.”

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião