Balanços da semana

Eletrobras: State Grid informa que tem interesse em participar da privatização

A empresa chinesa de eletricidade State Grid está estudando as possibilidades de se expandir no Brasil. A companhia afirmou que tem interesse em participar, de alguma forma, da privatização da Eletrobras. A confirmação foi feita por executivos da empresa chinesa nesta quinta-feira (17).

“Sobre a Eletrobras, não existem informações (detalhadas), mas se estiver em conformidade com nosso plano de expansão, por que não?”, afirmou Zhongjiao.

O grupo já investiu cerca de US$ 12,4 bilhões de dólares desde 2010. O valor significa aproximadamente 60% dos aportes da companhia feitos fora de seu país de origem.

O presidente da State Grid, Chang Zhongjiao, disse que a companhia está em busca de negócios variados, como em leilões do governo e também aquisições.

“Continuo dizendo que não existe um modelo ideal e único que aceitaríamos. Precisamos de mais detalhes para começar a pensar”, reiterou.

Aumento de capital e privatização da Eletrobras

O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, declarou, na última quarta-feira (16), que a estatal se prepara para a privatização por meio do aumento de capital anunciado no início desta semana.

Veja também: Embraer faz novos acordos de suporte com empresas da África e Europa

De acordo com Ferreira, o aumento de capital poderá contribuir para o caixa da Eletrobras. Os recursos serão destinados para iniciativas estratégicas de gestão e para a retomada dos investimentos.

Ademais, o capital gerado irá possibilitar o pagamento de obrigações pendentes. As dívidas mencionadas por Ferreira correspondem aos investimentos realizados pelo governo para adiantar a operação de capitalização.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O montante obtido por meio da operação poderá ser destinado para o pagamento de R$ 2,292 bilhões da reserva de dividendos, em 2020. A maior parte do pagamento será encaminhada para a União.

Ferreira afirmou que o objetivo do aumento de capital não é o pagamento das dívidas da companhia com o governo. “Não há pressão do governo para esse processo”, afirmou Ferreira.

O presidente da Eletrobras ressaltou que o governo deve enviar o plano de privatização da estatal ao Congresso até o final deste mês.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião