Eletrobras registra queda no uso de energia e aumento da inadimplência

O presidente da Eletrobras (ELET3; ELET5; ELET6), Wilson Ferreira Junior, afirmou na noite desta quarta-feira (15) que a companhia observou uma redução crescente no consumo de energia elétrica.

O executivo da Eletrobras informou que, em função do agravamento da pandemia do novo coronavírus no Brasil, a queda pelo recurso se estabilizou em uma faixa de 18% a 19%. Os dados foram divulgados em conferência online pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Saiba mais: Suno One: O primeiro passo para alcançar a sua independência financeira

Além da queda no consumo de energia elétrica, outro impacto sentido pela Eletrobras devido à pandemia no País foi o aumento do nível de inadimplência, acrescentou Ferreira Junior.

O presidente da Eletrobras enfatizou, no entanto, que a companhia cultiva um “bom relacionamento” com os agentes do setor elétrico, o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nesse sentido, o executiva declarou esperar que haja uma solução os números de inadimplência no segmento, “em breve”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Ferreira Junior também destacou que está otimista em relação a recuperação da economia e acredita que o País pode estar se aproximando do pico da pandemia. “Temos que começar a pensar já na recuperação, e é fundamental que as cadeias econômicas estejam organizadas”, afirmou.

Agenda de capitalização da Eletrobras

O presidente da Eletrobras afirmou acreditar na agenda de capitalização da empresa, que poderá retomá-la no segundo semestre deste ano. O executivo projeta uma diminuição da crise atual na segunda metade de 2020.

Saiba mais: Eletrobras será privatizada no 2ª semestre de 2020, segundo CEO

Nesse sentido, Ferreira Junior declarou que não há ambiente para discussões de tal natureza no âmbito do Congresso, que está ocupado em pautas emergenciais diretamente relacionadas à pandemia. Da mesma forma,  presidente da companhia destacou que o momento não é propício na perspectiva do mercado de capitais, visto que as empresas estão registrando forte desvalorização.

Entretanto, o diretor da Eletrobras afirmou que a capitalização tem potencialidade de trazer benefícios durante a retomada da economia. Desse modo, aposta que o projeto de capitalização voltará às pautas do governo.

Saiba mais: Eletrobras (ELET3) não vê razão para mudar projeto de privatização

Ferreira Junior apontou que, capitalizada, a Eletrobras terá maior maior capacidade de investimentos essenciais para acelerar a recuperação econômica. O executivo ainda informou que o projeto geraria um bônus que poderia atingir um valor em torno de R$ 12 bilhões e R$ 15 bilhões.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião