Plano de privatização da Eletrobras sairá em breve, diz ministro

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta quarta-feira (26), que o modelo de capitalização da Eletrobras (ELET3) (ELET5) (ELET6) deverá sair “muito em breve”.

Durante o discurso no Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), o ministro informou que as articulações sobre a privatização e capitalização da Eletrobras no Congresso Nacional já foram inciadas.

“No setor elétrico, uma das nossas principais metas é valorizar a Eletrobras. Já obtivemos a aprovação do presidente Jair Bolsonaro para seguir com estudos relacionados a sua capitalização. Estamos inciando articulações com o Legislativo para o plano de capitalização da Eletrobras. Muito em breve será possível apresentar ao mercado um modelo robusto de capitalização da Eletrobras”, disse Bento Albuquerque.

Ao ser questionado sobre a tramitação do plano de capitalização e privatização, Bento Albuquerque, respondeu que conversou com alguns líderes da Câmara dos Deputados e que possui uma reunião marcada com líderes do Senado. No entanto, o ministro não especificou a data.

“Já tivemos uma reunião com vários líderes da Câmara dos Deputados, teremos também com líderes do Senado, apresentando para ver qual é o melhor momento de apresentar a proposta e como ela será conduzida”, informou o ministro.

O ministro acrescentou que a empresa de energia deverá se tornar uma corporação juntamente com suas subsidiárias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Tramitação do plano de capitalização e privatização

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou na última quinta-feira (21) que tentará votar o mais rápido possível o projeto de lei sobre a privatização da Eletrobras.

“Vamos trabalhar para que seja [enviado] o mais rápido possível. Agora, o mais rápido de forma organizada para que facilite a tramitação”, disse o presidente da Câmara.

Confira Também: Anúncio de privatização faz Eletrobras subir mais de 9% na B3

“Se o governo encaminhar, terá prioridade. Se vamos construir um marco de negociação com o parlamento, é bom que o governo encaminhe descrevendo o que significa essa privatização da Eletrobras nas regiões em que sistema será afetado”, completou Maia.

Última cotação da Eletrobras

Nesta quarta-feira, por volta das 11h30, as ações ordinárias da Eletrobras (ELET3) variavam 0,14% sendo cotadas a R$ 42,75.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião