Eleição de Bolsonaro é oportunidade histórica, diz assessor de Trump

Segundo o assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, a eleição de Jair Bolsonaro é uma “oportunidade histórica” para as relações com o Brasil.

A declaração foi feita por John Bolton e disse que os dois governantes podem levar a relação bilateral a um novo nível. dois dias antes de se reunir, no Rio de Janeiro, com Bolsonaro.

“Consideramos como uma oportunidade histórica para que o Brasil e os Estados Unidos trabalhem juntos em uma série de áreas, como economia, segurança e outras”, disse o assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos em entrevista coletiva na Casa Branca.

Bolton ressaltou que Trump foi “o primeiro líder estrangeiro a ligar para Bolsonaro” após as eleições.

“Eles tiveram uma ligação telefônica realmente extraordinária, e acredito que desenvolveram uma relação pessoal, ainda que remotamente”, acrescentou Bolton.

“Meu encontro com o presidente eleito Bolsonaro é um resultado da ligação do presidente Trump para parabenizá-lo na própria noite da eleição”, declarou o assessor.

Saiba mais: Donald Trump diz que trabalhará com Bolsonaro em questões comerciais

Bolton salientou que os dois governantes podem levar a relação bilateral a um novo nível.

O assessor disse que deve ouvir “quais são as prioridades do presidente eleito, tentar responder a elas” e repassar as “opiniões do presidente Trump”.

O objetivo é que, quando Bolsonaro chegar ao poder, em janeiro, “os dois líderes possam começar a trabalhar com parte do trabalho feito”.

Estratégia regional sobre crises na região

Além disso, Bolton e Bolsonaro devem conversar sobre uma possível estratégia regional sobre as crises criadas pelos regimes de Cuba e Venezuela.

Os dois também debaterão sobre como lidar com a influência política e econômica da China na América Latina.

Recentemente, os EUA aumentaram as críticas contra a presença chinesa na região.

Serão debatidos os possíveis passos para expandir as relações de comércio, investimento e negócios entre EUA e Brasil.

Assim como para melhorar a segurança energética regional.

John Bolton visitará o Rio de Janeiro a caminho da cúpula de líderes do G20. O evento será realizado na sexta-feira e no sábado em Buenos Aires, e contará com a presença de Trump.

 

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião