Eike Batista deve apontar executivos envolvidos em manipulação, diz jornal

A delação de Eike Batista, fundador e ex-presidente do grupo EBX, fechada na segunda-feira (23) com a Procuradoria Geral da República (PGR), pode implicar executivos do mercado financeiro.

De acordo com informações da coluna de Lauro Jardim, de “O Globo”, o ex-homem mais rico do Brasil deverá contar como manipulava o mercado com a ajuda de executivos de seis bancos.

Segundo a coluna, profissionais dos bancos JP Morgan, Goldman Sachs, BTG Pactual, ItaúBBA, Morgan Stanley e Credit Suisse auxiliavam Eike em operações conhecidas como P-notes, quando o ex-presidente do grupo EBX podia comprar e vender ações, utilizando-se de informações confidenciais, sem ser identificado.

“Black Friday” na B3 | Saiba como usar o fator Coronavírus a seu favor tendo acesso aos melhores investimentos do mercado

A delação do ex-homem mais rico do Brasil deve ser assinada na próxima sexta-feira (27). Ainda segundo informações do jornal “O Globo”, as operações irregulares totalizaram cerca de US$ 1 bilhão.

Procurado, o BTG e o Goldman Sachs informaram que não irá comentar.

O Itaú informou, em nota, que “não teve acesso a qualquer informação que trate de suposta delação premiada do empresário Eike Batista nem foi notificado por qualquer autoridade sobre o tema”.

Além disso, que “as operações que realiza, seja no mercado de capitais ou no mercado de crédito, seguem os mais altos padrões de governança corporativa”, disse o banco.

Os demais bancos citados ainda não se manifestaram sobre o caso.

Em maio do ano passado, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aplicou uma multa de R$ 536,5 milhões no empresário -a maior multa individual a uma pessoa física já adotada pelo órgão regulador, por operar com informações privilegiadas.

Além da multa, Eike Batista também foi proibido de assumir a administração de companhias abertas ou conselhos fiscais por sete anos.

Eike Batista foi preso na Lava Jato

A delação do empresário com a PGR é um acordo resultado da prisão de Eike Batista pela Polícia Federa no âmbito da Operação Lava Jato.

A prisão teve relação com um depoimento feito pelo empresário em delação premiada do banqueiro Eduardo Plass. Ele foi preso no dia 8 de agosto pela Polícia Federal do Rio de Janeiro, em uma fase da Operação Lava Jato.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Entre as acusações, estava o pagamento de propina ao ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral – até hoje preso.

Em 2017, Eike Batista também teve prisão decretada por lavagem de dinheiro, na Operação Eficiência.

Vinicius Pereira

Compartilhe sua opinião