Balanços da semana

MPF entra com ação contra indicação de Eduardo Bolsonaro à embaixada

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação civil pública para suspender a indicação do filho do presidente da República, Eduardo Bolsonaro, na embaixada dos Estados Unidos.

De acordo com o MPF, é necessário avaliar as competências técnicas de Eduardo Bolsonaro para o cargo. Dessa forma, ação proposta à Justiça de Brasília tem como foco a análise desses critérios.

“Não pode ser qualquer mérito ou qualquer serviço a justificar a indicação do cargo, mas sim méritos e serviços relacionados à função que se irá exercer”, informou o documento.

Além disso, o MPF ressalta a importância do cargo, conforme o órgão, é o mais importante posto da diplomacia brasileira. Desse modo, a solicitação de avaliação das competências foi feito com urgência.

“Há perigo do dano caso se efetive a indicação de pessoa sem a preparação adequada para estabelecer intensas negociações com agentes estrangeiros”, informou o documento.

Ademais, no texto, o MPF compara os currículos de outros embaixadores do Brasil com o de Eduardo e salienta que o filho do presidente tem apenas quatro meses de experiência em relações exteriores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Oposição possui estratégias para impedir Eduardo Bolsonaro

A oposição afirma que possui estratégias para impedir que o filho do Presidente da República, Eduardo Bolsonaro, assuma a posição de embaixador dos Estados Unidos.

“A oposição vai fazer perguntas tradicionais para a carreira diplomática, da prova do Itamaraty, a mais difícil do serviço público brasileiro. Esperamos que ele esteja preparado”, disse o líder da oposição, senador Randolfe Rodrigues.

Saiba Mais: Jair Bolsonaro afirma que se o filho é criticado é sinal de que é adequado

“Na Comissão de Relações Exteriores (CRE) vamos ter no mínimo 7 votos [de 18 possíveis] contra a indicação. Queremos saber o que ele conhece sobre as tradições e os nomes da diplomacia brasileira. Ele que se prepare para uma sabatina longa”, disse Rodrigues.

Além disso, o vice-presidente da comissão, Marcos do Val, acredita que a indicação de Eduardo é nepotismo.

“Não sou favorável [a indicação de Eduardo Bolsonaro]. Tem os profissionais que dedicam sua carreira a isso. Não vejo de forma nem um pouco positiva. Os filhos não podem ter este protagonismo que estão tendo poque você confunde. É a família que está no comando do governo federal?”, disse Val.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião