EDP Renováveis tem financiamento de R$ 1 bi aprovado pelo BNDES para projeto

A EDP Renováveis do Brasil (ENBR3) teve o financiamento de R$ 1 bilhão de seu projeto de seis parques eólicos, no Rio Grande do Norte, aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (29).

O complexo terá capacidade de 319,2 megawatts, o que pode suprir até 800 mil casas, informou o BNDES em seu comunicado. Os projetos sairão do papel em janeiro do ano que vem. Os parques ficarão localizados nos municípios de Jandaíra, Lajes e Pedro Avelino, de acordo com o BNDES.

O financiamento realizado pelo BNDES para o projeto da EDP equivale a cerca de 70% do investimento total.

Joint-venture entre Engie e EDP Renováveis

A Engie (EGIE3) e a empresa de energia elétrica, braço da portuguesa EDP, EDP Renováveis, concluíram um acordo para a criação de uma joint-venture em energia eólica “offshore”. A nova empresa terá operações tanto fixas quanto flutuantes, de acordo com o comunicado divulgado. A informação foi publicada na última sexta-feira (24).

A assinatura do negócio acontece oito meses depois de que a Engie e a EDP Renováveis anunciaram um memorando de entendimento para a formação da parceria, que “une a expertise industrial e a capacidade de desenvolvimento de ambas as companhias”, segundo comunicado.

Veja também: EDP Brasil tem aval do Cade para compra de geração distribuída por meio de empresa

De acordo com as informações divulgadas, as empresas irão utilizar, no novo empreendimento, seus ativos eólicos “offshore” e os portfólios de projetos no setor. A companhia nasce com um total de 1,5 gigawatts (GW) em construção e 3,7 GW em desenvolvimento.

De acordo com os comunicados, a joint-venture deve começar a operar ainda no primeiro trimestre deste ano, trabalhando “para se tornar uma importante líder global no setor.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“O acordo anunciado hoje está sujeito a determinadas condições precedentes, tais como o processo regulatório para aprovação da Comissão Europeia”, acrescentaram Engie e EDP.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião