Economia do Reino Unido cai 0,3% em novembro frente a outubro

Em meio às incertezas políticas, a economia do Reino Unido recuou 0,3% em novembro frente a outubro, com uma queda de 1,3% da indústria. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (13) pelo Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês).

A queda do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido marca o terceiro declínio nos 11 meses de 2019 registrados até agora. O indicador foi 0,6% maior que o mesmo período do ano anterior, ritmo mais fraco de crescimento anual desde junho de 2012.

Por mais que existam pesquisas de negócios demonstrando que a atividade econômica melhorou após a vitória do Partido Conservador, do primeiro-ministro Boris Johnson, o fraco desempenho torna mais provável que o Banco da Inglaterra (BoE) corte as taxas de juros nos próximos meses.

Veja também: Argentina: Banco Central anuncia corte da taxa de juros

Dois membros da autoridade monetária central, Gertjan Vlieghe e Silvana Tenreyro, indicaram que podem votar a favor da redução das taxas de juros nos próximos meses para fomentar a economia.

Economia do Reino Unido continua com tendência de queda

Um mês antes, em outubro, a economia do Reino Unido apresentou um desempenho melhor do que o inicialmente estimado, crescendo 0,1% em relação a setembro. Mesmo assim, o crescimento recuou de forma acentuada ao longo do ano passado, afetado pela desaceleração da economia mundial e pela incerteza sobre os termos do Brexit.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

“A longo prazo, a economia continua a desacelerar”, disse Rob Kent-Smith, chefe de PIB da ONS.

Em uma demonstração de que as fábricas continuam sendo um ponto fraco na economia mundial, a produção industrial britânica teve queda de 1,2% em novembro em relação ao mês anterior e encolheu 1,6% sobre o mesmo mês de 2018.

Algumas fábricas de automóveis pararam a produção no início de novembro para lidar com possíveis interrupções da saída planejada do Reino Unido da União Europeia (UE) em 31 de outubro, segundo o ONS. O rompimento com o bloco, no entanto, não ocorreu em 2019 e os britânicos agora estão a caminho de deixar a UE com um acordo no fim de janeiro.

Saiba mais: Brexit: Deputados britânicos votam a favor e texto será ratificado no dia 29

O produção do setor de serviços, que responde por aproximadamente 80% da economia geral local, também caiu 0,3% em novembro em relação a outubro, continuando um período neutro para o setor.

Já a produção da construção do Reino Unido cresceu 1,9%, recuperando-se em partes de uma queda no mês anterior e marcando a maior taxa de crescimento mensal do setor desde janeiro.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião