Economia dos EUA precisa de maior suporte monetário e fiscal, diz Fed

O presidente do Federal Reserve (Fed) em Boston, Eric Rosengren, alertou nesta sexta-feira (19) que a economia norte-americana precisa de mais suporte fiscal e monetário.

Em uma videoconferência, o dirigente do Fed informou que o banco central e o governo dos EUA precisarão fazer mais para ajudar a economia a combater os efeitos da pandemia do coronavírus (covid-19).

“O desemprego segue muito alto e, devido à contínua disseminação da doença pela comunidade e à aceleração de novos casos em muitos estados, prevejo que a recuperação econômica na segunda metade do ano seja menor do que o esperado no início da pandemia ”, ele comentou.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Em resposta a uma pergunta após o discurso, Rosengren disse: “É incrivelmente importante apoiarmos indivíduos e empresas que foram afetadas por essa paralisação”. Ele acredita que o Congresso “deveria pensar de maneira abrangente sobre a melhor forma de apoiar os mais vulneráveis”.

Rosengren explicou que, baseando-se na taxa de desemprego atual de 13,3% nos Estados Unidos, é esperado que o índice continue acima dos 10% durante o resto do ano. Ele também disse que a inflação deve estar bem abaixo da meta de 2% do Fed, possibilitando que a autoridade monetária faça mais pela economia.

O Fed está otimista com a reabertura da economia

O dirigente demonstrou otimismo em seu discurso ao alegar que a economia pode estar se recuperando mais rápido do que o esperado. Muito disso foi impulsionado por ganhos inesperados de emprego em maio, mas outros dados também contaram uma história inesperadamente otimista sobre a situação dos EUA depois de fechar grande parte da economia.

Veja também: Fed não planeja aumentar taxa de juros, diz Powell

No entanto, o presidente do Fed em Boston alertou que uma reabertura precoce poderia ser nociva ao país e atrasar o processo de recuperação econômica nos EUA, pois “também poderia minar a confiança do investidor, do consumidor e das empresas”.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião