Economia cai 0,3% em outubro, aponta monitor do PIB da FGV

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta quarta-feira (19) dados da atividade econômica referentes a outubro.

De acordo com a FGV, a economia brasileira teve uma retração de 0,3% em outubro, em comparação com setembro.

Safra de café bate recorde e cresce 37% em 2018

Porém, quando comparado a 2017, o resultado é de crescimento de 1,7%.

Dos três setores analisados, apenas a agropecuária cresceu (3,2%).

“O fraco desempenho reflete o comportamento praticamente estagnado da indústria, dos serviços e do consumo das famílias e uma queda mais acentuada da formação bruta de capital fixo [investimento das empresas]”, afirma Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.

Segundo Considera, há um crescimento consistente de 1,4% ao mês em média, desde 2017. Porém, houve queda em maio de 2018 devido à greve dos caminhoneiros.

O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os bens produzidos no país e mede a evolução da economia. Em 2017, o PIB apresentou um crescimento de 1%, depois de dois anos de queda. No 3º semestre de 2018, o PIB teve uma alta de 0,8%. Quando comparado a 2017, a alta do semestre foi de 1,2%.

Análise por setores

O consumo das famílias vem crescendo desde maio de 2017. No entanto, houve queda em maio e julho de 2018. Depois, voltou a se recuperar. O resultado mostra o impacto da greve dos caminhoneiros, informou a FGV.

A formação bruta de capital fixo, índice que mede o volume de compras de bens de capitais, como equipamentos e materiais de construção, cresceu 4,3% em relação ao 3ºtrimestre de 2017. O resultado positivo foi influenciado pelo forte crescimento de componentes de máquinas e equipamentos.

As exportações tiveram elevação de 4,6% na comparação com o 3º trimestre de 2017, sinalizando a retomada da economia. Além disso, as importações também apresentaram alta puxada pelas importações de bens de capital (50,7%) e os bens de consumo duráveis (35,9%).

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião