Economia brasileira tem se recuperado gradualmente, diz Copom

O Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira (24) a ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom). De acordo com o documento, a economia do Brasil sugere recuperação gradual.

“Os membro do Copom avaliaram a evolução da atividade econômica à luz dos indicadores e informações disponíveis. Concluíram que os dados divulgados desde sua reunião anterior sugerem retomada do processo de recuperação da economia brasileira“, informou o documento.

Copom

De acordo com a ata, o segundo trimestre apresentou um crescimento acima do esperado. Desse modo, o Comitê estima que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deva apresentar ligeiro crescimento no terceiro trimestre.

“Os trimestres seguintes devem apresentar alguma aceleração, que deve ser reforçada pelos estímulos decorrentes da liberação de recursos do FGTS e PIS/Pasep“.

Taxa Selic

Os membros do Comitês sinalizaram que a taxa básica de juros (Selic) poderia novamente sofrer reajustes.

“Na avaliação do Copom, a evolução do cenário básico e do balanço de riscos prescreve ajuste no grau de estímulo monetário, com redução da taxa Selic em 0,50 ponto percentual”.

Na última quarta-feira (18) o BC decidiu corta de 0,50 ponto percentual da taxa Selic. Desse modo, a taxa básica de juros ficou em 5,50% ao ano.

Inflação deve recuar em curto prazo

De acordo com o Copom, a inflação acumulada em doze meses deverá representar recuo nos próximos meses, mas retornar ao fim do ano. Além disso, destacaram que as projeções para a inflação se encontram em níveis confortáveis.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

“As projeções de curto prazo indicam que a inflação acumulada em doze meses deve recuar nos próximos meses e retornar ao final do ano para níveis próximos observados até agosto. Essa trajetória de curto prazo reflete comportamento benigno de alguns componentes mais voláteis da inflação e dinâmica”.

PIB apresenta crescimento

De acordo com o Boletim Focus divulgado na última segunda-feira (23) os economistas entrevistados pelo BC a economia brasileira deverá crescer 0,87% este ano.

Confira Também: Boletim Focus mantém previsão de crescimento do PIB em 0,87%

“Após o crescimento acima do esperado no segundo trimestre, o Comitê estima que o PIB deva apresentar ligeiro crescimento no terceiro trimestre. O cenário básico do Copom supõe que o ritmo de crescimento subjacente da economia, que exclui os efeitos de estímulos temporários, será gradual”.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião