Balanços da semana

eBay enxerga oportunidade para MPMEs com novo programa

As medidas de restrição à circulação em função da epidemia do novo coronavírus (covid-19) no Brasil afetaram não somente os comerciantes como os consumidores. E, foi nesse sentido que o eBay seu novo programa “Meu Negócio 24/7 no eBay – Sempre disponível”.

A companhia de e-commerce anunciou no mês passado sua nova iniciativa voltada para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) no País. Esse momento que estamos enfrentando “é uma oportunidade de fortalecer esse nicho de vendedores”, afirmou Juliana Camargo, Head of Shopping Experience do eBay para América Latina.

Para isso, a empresa norte-americana irá oferecer benefícios que ajudarão na transição para o digital dentro da plataforma, além de um programa de treinamento e um gerente pessoal para o desenvolvimento do negócio.

Veja também: Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

No entanto, nem todos vão ser aprovados. “Vai depender muito do tipo de produtos que eles têm, o objetivo de vender globalmente”, destacou Alejandra Pomar, gerente de contas PMEs para América Latina no eBay. “E, o principal, é o interesse e a comunicação que o vendedor vai ter diretamente com a equipe do eBay”.

Uma vez aprovado, o empreendedor passará por uma integração com os profissionais da empresa de comércio eletrônico, onde terá o treinamento de como fazer:

  • o upload dos produtos
  • o uso das ferramentas
  • a configuração das políticas do negócio
  • o processamento das ordens
  • o follow-up

O suporte contemplará ,”em geral, como fazer o uso da plataforma, como fazer o acompanhamento das ordens e como fazer a configuração dos anúncios, dependendo do negócios e o objetivo deles”, concluiu Pomar.

O site está voltado para a venda global dos produtos e dessa forma os vendedores deverão traduzir as informações alinhadas com as diretrizes internacionais. No mesmo sentido, o treinamento, até este momento, está disponível somente em espanhol e em inglês, enquanto a empresa ainda estuda oferecê-lo em português.

Saiba mais: eBay lança programa de suporte a MPMEs no Brasil

O acompanhamento será feito por meio de plataforma digitais, o que não impede que um vendedor com caráter proativo estude materiais que serão disponibilizados para companhia. O programa tem previsão parar um mês e meio, porém deve depender da capacidade de tradução e do preparo do vendedor para a transição, como:

  • digitalização dos produtos;
  • fotos;
  • descrição em inglês dos produtos
  • custo em dólares

“Muito tem medo quando falamos ‘globalmente’. Eles pensam que é uma coisa muito difícil de fazer, mas o eBay é uma boa plataforma que vai ajudar os vendedores a ver também oportunidades em outros mercados no mundo”, salientou Pomar.

Aqueles que se interessarem pela proposta terão até o dia 31 de julho para realizar a inscrição e passar pelo filtro de qualificação.Vale ressaltar que, mesmo se não for aprovado, o vendedor terá acesso a materiais que o darão o suporte na transição para o digital.

Confira a entrevista do SUNO Notícias com Juliana Camargo, Head of Shopping Experience do eBay para América Latina.

 ♦

De onde veio a ideia do programa “Meu negócio 24/7 no eBay – Sempre Disponível”?

Nós entendemos que a situação em que estamos passando, com a pandemia do novo coronavírus, oferece diversos desafios aos micro, pequenos e médios vendedores.

Gostaríamos de tirar deste momento uma oportunidade e facilitar a transição dos vendedores para o mundo digital. Ou, para aqueles que já vendem online, apoiar um penetração ainda maior, promovendo uma chance de vender e exportar para o mundo inteiro.

Confira também: Especial SUNO Notícias – Entrevistas com gestores

Vemos o benefício tanto para o comprador, em possuir uma disponibilidade de inventário com uma ampla oferta de produtos, como para o vendedor, em possuir a oportunidade de conectar um negócio brasileiro à mais de 175 milhões de compradores ao redor do mundo.

Nesse sentido, a principal razão da situação de pandemia e de como o eBay poderia ser relevante para auxiliar esses negócios à venderem online por meio da plataforma.

Como o eBay se beneficia com o programa?

O eBay também se favorece com os benefícios por a empresa ser a intermediária entre o vendedor e o comprador. O sucesso da plataforma está atrelada ao sucesso dos negócios.

A plataforma está oferecendo benefícios e vantagens aos empreendedores brasileiros. Não existe eBay se não tiverem vendedores e é por meio desse auxílio que a empresa mantém a relevância como marketplace global.

Quais programas serão ofertados?

Como parte dos benefícios do programa, é importante ressaltar a existência de um ponto que é o desenvolvimento de um negócio, onde abrimos a oportunidade para que tem mais de 100 produtos para exportar.

O segundo ponto é oferecer a loja virtual, sem custos, um loja premium ou anchor no site do eBay. A principal diferença baseia-se no número de listings disponível, de mil a 10 mil, que cobre um volume bem grande.

Como parte desses benefícios também existe uma ajuda pessoal ao vendedores por meio de treinamento de como a plataforma funciona, para garantir que tenham boas práticas de como potencializar a venda deles.

Quais são as perspectivas do e-commerce para o pós-pandemia?

Essa traz sem dúvida desafios, mas também oportunidades e para o business online ela é existente. Seja por um questão de distanciamento social, pelo fechamento de estabelecimentos físicos, por benefícios de preços ou por diversidade de produtos, vemos que esse momento tem sido muito favorável para as vendas online.

Existe um incremento de demanda por vendas e compras online. E, observamos também que, apesar de não podermos compartilhar números específicos do país, o número de vendedores no Brasil tem aumentado bastante ao passo dos últimos anos.

Entendemos que a pandemia pode acelerar essa entrada de vendedores e compradores online, por uma questão de oportunidade e também por necessidade de diversificação de canal.

Para isso, é muito importante que haja a adoção do vendedor e a adoção do comprador. O eBay está muito focado com a ideia da experiência do usuário, até por meio desses treinamentos. Nós acreditamos que essa mudança de comportamento é apenas uma questão de acelerar uma transição para o digital e que esse compradores e vendedores se mantenham digitalizados.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião