Trump volta a critica Fed e minimiza efeitos do coronavírus

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o Federal Reserve (Fed), o Banco Central (BC) norte-americano. O mandatário, na manhã desta terça-feira (10), endossou em sua conta pessoal no Twitter o seu pedido para que a autoridade monetária flexibilize a política monetária e apoie a economia do país.

Para Trump, o Fed, comandado por Jerome Powell, está sendo “lento para agir, após ter elevado os juros muito rápido e os reduzindo muito devagar”. O presidente ressalta que a taxa de juros dos Estados Unidos deveria ser compatível com os níveis das nações concorrentes.

Our pathetic, slow moving Federal Reserve, headed by Jay Powell, who raised rates too fast and lowered too late, should get our Fed Rate down to the levels of our competitor nations. They now have as much as a two point advantage, with even bigger currency help. Also, stimulate!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 10, 2020

Os “países concorrentes”, segundo ele, possuem até dois pontos percentuais à frente dos norte-americanos, “mesmo com a ajuda do câmbio”. “O Federal Reserve deve ser um líder, não um seguidor atrasado, que é o que tem sido”, escreveu. 

The Federal Reserve must be a leader, not a very late follower, which it has been!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 10, 2020

Logo após escrever sobre a atuação do Fed na economia estadunidense, Trump participou de uma reunião no Congresso, onde foi discutido sobre o pacote de estímulos à economia. O presidente, na última segunda-feira (9), havia levantado a possibilidade de um corte de impostos para estimular o movimento econômico em meio ao coronavírus (Covid-19).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Em rápida entrevista a jornalistas na saída do Capitólio, o mandatário disse ter tido um “bom encontro” com os senadores republicanos sobre as medidas que estão sendo estipuladas pela equipe econômica do governo. No entanto, Trump não deu detalhes da conversa.

Embora exista a preocupação acerca da desaceleração da economia norte-americana por conta da epidemia, Trump já havia minimizado os efeitos da disseminação do coronavírus. O mandatário afirma que a imprensa adota um tom alarmista e está inflando os dados sobre o coronavírus para prejudicá-lo.

Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo

Na última segunda-feira (9), Trump publicou no Twitter uma comparação de dados da letalidade da gripe comum com o surto atual, com o intuito de conter a importância do assunto.

So last year 37,000 Americans died from the common Flu. It averages between 27,000 and 70,000 per year. Nothing is shut down, life & the economy go on. At this moment there are 546 confirmed cases of CoronaVirus, with 22 deaths. Think about that!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 9, 2020

Na última segunda-feira, devido ao temor pelo coronavírus e à queda abrupta do preço do petróleo, em contraponto à declaração de Trump, o Ibovespa caiu 12,17%, registrando a maior queda diária do século. Por volta das 10h32, o circuit breaker foi ativado e as negociações do maior índice acionário do Brasil foram paralisadas por 30 minutos. Isso não acontecia desde 2017.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião