Internacional

Donald Trump volta a criticar Fed e diz que Jerome Powell é “sem noção”

0

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o Federal Reserve (Fed), banco central do país, e chamou o presidente da instituição, Jerome Powell, de “sem noção”.

A crítica foi motivada por conta do baixo corte de juros realizado pelo banco central norte-americano. Segundo Donald Trump, o Fed está impedindo o desenvolvimento da economia dos Estados Unidos.

O presidente falou ainda que a China não é mais problema dos EUA, em referência à guerra comercial entre os dois países.

“Nos estamos ganhando contra a China. Empresas e empregos estão fugindo [da China]. Os preços para nós não subiram e, em alguns casos, caíram. A China não é problema nosso, embora Hong Kong não esteja ajudando. Nosso problema é com o Fed”, escreveu Trump em sua conta no Twitter.

Essa não é a primeira vez que o presidente critica o BC dos Estados Unidos e pede por maior redução na taxa básica de juros.

Críticas anteriores de Donald Trump ao Fed

Na última quinta-feira (8), Trump pediu que o Fed realizasse uma queda maior na taxa de juros. Segundo ele, a taxa estava atrapalhando os fabricantes norte-americanos.

Saiba mais: Trump: problema dos EUA é o FED e a taxa de juros

Além disso, um dia antes, o presidente também criticou a política monetária do banco central estadunidense.

Após os cortes recentes nas taxas de juros na Tailândia, Índia e Nova Zelândia, Trump escreveu: “Mais três bancos centrais cortaram juros. Nosso problema não é a China – nós estamos mais fortes do que nunca […] Nosso problema é um Federal Reserve que é muito orgulhoso para admitir seu erro de ter atuado muito rápido e ter apertado demais [a política monetária]”.

Sobre o Fed não reduzir mais os juros, Donald Trump afirmou que a “incompetência é uma coisa terrível de se ver, especialmente quando as coisas podem ser cuidadas de maneira tão fácil”.

Compartilhe a sua opinião

Giovanna Almeida
Giovanna Oliveira escreve sobre economia e política para o portal Suno Notícias. Antes, foi repórter do portal de jornalismo da ESPM-SP e produziu conteúdo para a Corinthians TV. É estudante da ESPM.