Donald Trump volta a criticar Fed e diz que Jerome Powell é “sem noção”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o Federal Reserve (Fed), banco central do país, e chamou o presidente da instituição, Jerome Powell, de “sem noção”.

A crítica foi motivada por conta do baixo corte de juros realizado pelo banco central norte-americano. Segundo Donald Trump, o Fed está impedindo o desenvolvimento da economia dos Estados Unidos.

O presidente falou ainda que a China não é mais problema dos EUA, em referência à guerra comercial entre os dois países.

“Nos estamos ganhando contra a China. Empresas e empregos estão fugindo [da China]. Os preços para nós não subiram e, em alguns casos, caíram. A China não é problema nosso, embora Hong Kong não esteja ajudando. Nosso problema é com o Fed”, escreveu Trump em sua conta no Twitter.

We are winning, big time, against China. Companies & jobs are fleeing. Prices to us have not gone up, and in some cases, have come down. China is not our problem, though Hong Kong is not helping. Our problem is with the Fed. Raised too much & too fast. Now too slow to cut….

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) August 14, 2019

Essa não é a primeira vez que o presidente critica o BC dos Estados Unidos e pede por maior redução na taxa básica de juros.

Críticas anteriores de Donald Trump ao Fed

Na última quinta-feira (8), Trump pediu que o Fed realizasse uma queda maior na taxa de juros. Segundo ele, a taxa estava atrapalhando os fabricantes norte-americanos.

Saiba mais: Trump: problema dos EUA é o FED e a taxa de juros

Além disso, um dia antes, o presidente também criticou a política monetária do banco central estadunidense.

Após os cortes recentes nas taxas de juros na Tailândia, Índia e Nova Zelândia, Trump escreveu: “Mais três bancos centrais cortaram juros. Nosso problema não é a China – nós estamos mais fortes do que nunca […] Nosso problema é um Federal Reserve que é muito orgulhoso para admitir seu erro de ter atuado muito rápido e ter apertado demais [a política monetária]”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-1-4.png

Sobre o Fed não reduzir mais os juros, Donald Trump afirmou que a “incompetência é uma coisa terrível de se ver, especialmente quando as coisas podem ser cuidadas de maneira tão fácil”.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião