Donald Trump propõe-se a apoiar área de defesa da Arábia Saudita

O presidente Donald Trump se colocou a disposição para apoiar à área de defesa da Arábia Saudita, em uma ligação realizada no último sábado (14) com o príncipe saudita, Mohammed Bin Salman. As informações foram comunicadas pela Casa Branca.

A comunicação entre os dois representantes aconteceu após a indústria de petróleo da Arábia Saudita ter dois polos importantes atingidos por drones explosivos.

O porta-voz da Casa Branca, Judd Deere, afirmou, via Twitter, que “os EUA condenam veemente o ataque de hoje a infraestruturas críticas de energia”. Além disso, o governo americano afirma estar monitorando a situação. “Comprometido em assegurar que os mercados globais de petróleo fiquem estáveis e com fornecimento regular.”

O senador republicano Lindsey Graham pediu uma decisão sobre os alvos iranianos. “É hora de os EUA colocarem na mesa a discussão sobre um ataque nas refinarias de óleo iranianas se eles continuarem suas provocações ou se aumentarem o enriquecimento nuclear”, afirmou Graham no Twitter.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Graham ainda defendeu supostamente um ataque as refinarias do Irã. “O Irã não vai parar esse tipo de comportamento até que as consequências se tornem mais reais, como um ataque as suas refinarias“.

Corte na produção de petróleo da Arábia Saudita

A Arábia Saudita cortou pela metade sua produção de petróleo após duas instalações da Saudi Aramco terem sido atacadas por drones neste sábado (14).

Veja também: Trump começa a considerar acordo provisório com a China

A empresa reduziu aproximadamente cinco milhões de barris diários de petróleo após o ataque em Abqaiq. A Arábia Saudita produz cerca de 10 milhões de barris diariamente.

O ataque de hoje representa o maior dos últimos 10 anos contra a infraestrutura da Arábia Saudita, de acordo com a agência “Bloomberg”. A vulnerável rede de campos, portos e dutos corresponde por 10% da produção mundial de petróleo.

A rede de noticias “Al Jazeera” lembrou que a base atacada neste sábado já havia sofrido em fevereiro de 2006, quando homens-bomba da Al Qaeda tentaram, sem sucesso, explodir o complexo petrolífero.

Segundo a Aramco, as proximidades do campo de petróleo Khurais também foram alvos dos drones. O campo está a cerca de 160 quilômetros da capital da Arábia Saudita, Riad e tem reservas estimadas acima de 20 bilhões de petróleo.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião