Donald Trump afirma que negociações com a China retornarão no G20

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (18), que conversou com o presidente chinês, Xi Jinping, por telefone. Além disso, reiterou que encontrará com o líder da China na semana do G20, no Japão.

De acordo com o presidente Donald Trump a conversa foi “muito boa” e a reunião entre os dois líderes das maiores economias mundial está marcada. A mídia oficial da China, CCTV, informou que Jinping teve uma conversa com o Trump, no entanto, não forneceu detalhes.

Had a very good telephone conversation with President Xi of China. We will be having an extended meeting next week at the G-20 in Japan. Our respective teams will begin talks prior to our meeting.

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 18 de junho de 2019


“Tive uma conversa por telefone muito boa com o presidente Xi, da China. Nós teremos uma reunião na próxima semana no G20, no Japão. Nossas equipes vão retomar as negociações antes do nosso encontro “, disse Trump em seu Twitter.

O último encontro entre os presidentes foi feito no final do ano passado, no encontro do G20 na Argentina.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Guerra comercial

No dia 10 de maio de 2019, Trump decidiu colocar em vigor o aumento nas tarifas alfandegárias sobre os produtos importados chineses. Por sua vez, três dias depois a China aumentou as taxas sobre US$ 60 bilhões nos produtos norte-americano. Após o aumento do país chinês, Donald Trump decidiu classificas a líder em 5G em sua lista negra.

No dia 15 de maio, o presidente americano proibiu a empresa chinesa Huawei de comprar tecnologia americana sem a permissão do governo. Conforme Donald Trump, a medida foi imposta porque a empresa está envolvida em atividades contrária à segurança nacional.

Saiba Mais: Guerra comercial: China afirma estar preparada para enfrentar os EUA

No dia 20 de maio, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos garantiu uma licença temporária para que a empresa possa fazer atualização de sistemas e aparelhos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Com isso, no dia 29 de maio, a Huawei decidiu processar os EUA por ato inconstitucional. A China, por sua vez, decidiu criar uma lista de empresas estrangeiras não confiáveis.

No dia 10 de junho, o presidente americano voltou a fazer ameaças de novas tarifas sobre os produtos chineses. Ao ser perguntado se iria impor mais tarifas à China, Donald Trump respondeu que caso não encontrasse o presidente da China no G20, que “sim, faria isso”.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião