Balanços da semana

Donald Trump nega ter concordado em retirar tarifas sobre a China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não concordou em retirar tarifas comerciais sobre produtos chineses. A declaração ocorreu, nesta sexta-feira (8), durante uma entrevista na Casa Branca.

A medida seria uma forma de assegurar a assinatura da primeira fase do acordo comercial. Segundo Donald Trump, o acordo entre os dois países pode ocorrer, no entanto, a China deseja isso mais do que os Estados Unidos.

“A China gostaria que eu fizesse isso. Eles querem fazer um acordo”, salientou o presidente norte-americano.

O mandatário afirmou que, caso o acordo comercial entre os dois países seja estabelecido, poderá ser assinado por ele e pelo presidente chinês, Xi Jinping, em Iowa, nos EUA.

A declaração ocorreu um dia após o Ministério do Comércio da China noticiar que os dois países chegaram a um acordo para cancelar as tarifas em fases.

Por meio do acordo, os Estados Unidos deveriam retirar as tarifas que devem entrar em vigor em 15 de dezembro em cerca de US$ 156 bilhões em importações chinesas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“Nas últimas duas semanas, os principais negociadores de ambos os lados tiveram discussões sérias e construtivas para resolver várias preocupações de forma apropriada. Ambos os lados concordaram em cancelar tarifas adicionais em diferentes fases, já que os dois fizeram progresso em suas negociações”, afirmou porta-voz do ministério do Comércio chinês, Gao Feng.

Donald Trump pretendia assinar acordo comercial neste mês

Em outubro, Trump afirmo que planeja assinar o acordo comercial com o país asiático nos dias 16 e 17 de novembro, na Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), no Chile. No entanto, em meio aos protestos civis no país, a reunião foi cancelada.

Saiba mais: Chile cancela encontro da APEC; era esperado um acordo para a guerra comercial

“Acho que será assinado com facilidade, espero que até a cúpula no Chile, em que estaremos o presidente Xi e eu”, afirmou o mandatário norte-americano na ocasião.

Além disso, Donald Trump afirmou que: “Estamos trabalhando com a China muito bem. Muitas coisas boas estão acontecendo”. Entretanto, com o cancelamento da Apec, não se sabe quando o acordo poderá ocorrer.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião