Acordo comercial com a China apenas nos termos dos EUA, diz Trump

Em mais um capítulo da guerra comercial, o presidente americano Donald Trump afirmou, nesta quinta-feira (15), que se os países fecharem acordo comercial seguirão os termos dos Estados Unidos.

Ademais, Trump ressalta que não há propósito em um tratado em que os termos não sejam americano. “A China, francamente, adoraria fazer um acordo, e precisa ser um acordo em termos adequados. Precisa ser um acordo, francamente, nos nossos termos. Se não, qual o propósito?”, disse o presidente em entrevista à rádio WGIR.

Por sua vez, em resposta ao aumento das tarifas alfandegárias, a China afirmou nesta quinta que irá retaliar os EUA.

De acordo com o Comitê Tarifário do Conselho do Estado, o país oriental “não possui outra opção a não ser tomar as medidas necessárias para retaliação”. Além disso, o Ministério de Finanças do país oriental afirmou que tomarão “contramedidas necessárias”.

O Ministério ressalta que as novas tarifas “violam seriamente o consenso” estabelecido entre os presidentes de ambos os países na reunião do G-20.

EUA adiam imposição de tarifas

Na última terça-feira (13), o governo dos Estados Unidos adiou a imposição de tarifas de 10% sobre produtos da China.

Saiba Mais: Estados Unidos adiam imposição de tarifas de 10% sobre produtos chineses

De acordo com o governo dos EUA, as tarifas não serão mais aplicadas no dia 1º de setembro, mas em 15 de dezembro. A taxação é válida para eletrônicos, como telefones celulares, laptops, videogames, monitores de computador, itens de vestuário e calçados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Guerra comercial prejudica China

Os dados divulgado pela China sobre seu crescimento econômico demonstrou os danos causados pela disputa comercial com os Estados Unidos.

Confira Também: Entenda a guerra comercial entre EUA – China em 5 pontos

O crescimento da produção industrial da China desacelerou para 4,8% em julho em comparação com o mesmo período de 2018. O resultado foi maior que o esperado, com o crescimento industrial desacelerando para a mínima dos últimos 17 anos.

Trump afirma que China não é mais um problema

Ao contrário do país oriental, o presidente americano afirma que a guerra comercial não é mais problema para os Estados Unidos.  Além disso, salientou que o único problema que o governo americano tem é com o Banco Central dos EUA.

We are winning, big time, against China. Companies & jobs are fleeing. Prices to us have not gone up, and in some cases, have come down. China is not our problem, though Hong Kong is not helping. Our problem is with the Fed. Raised too much & too fast. Now too slow to cut….

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) August 14, 2019

“Nos estamos ganhando contra a China. Empresas e empregos estão fugindo [da China]. Os preços para nós não subiram e, em alguns casos, caíram. A China não é problema nosso, embora Hong Kong não esteja ajudando. Nosso problema é com o Fed“, escreveu Trump em sua conta no Twitter.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião