Donald Trump expressa interesse em comprar Groenlândia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mostrou interesse em comprar a Groenlândia, localizada entre o Atlântico Norte e o Oceano Ártico. As informações foram dadas pelo “Wall Street Journal”.

Donald Trump teria pedido para que sua equipe analisasse a possibilidade de compra do território que pertence a Dinamarca. Dessa forma, o advogado da Casa Branca, Pat Cipollone, estaria estudando a movimentação.

Na noite da última quinta-feira (16), especialistas buscaram calcular o valor do território que Trump afirmou que gostaria de comprar. Entretanto, como esperado, não conseguiram chegar a um valor para avaliação de um território de 811.000 milhas quadradas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Apesar de parecer apenas um blefe para chamar a atenção, a ideia de Trump não teve um ar de brincadeira, segundo informações dos veículos de notícias norte-americanos.

Ideia antiga

No ano de 1946, o então presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, fez uma oferta de US$ 100 milhões pela Groenlândia. Entretanto, a proposta foi recusada.

Em 1917, os EUA conseguiram fazer a aquisição das Índias Ocidentais dinamarquesas, afim de expandir sua influência no Caribe. No dia 31 de março de 1917, os EUA renomearam as ilhas para Ilhas Virgens dos Estados Unidos.

As Índias Ocidentais Dinamarquesas eram controladas por potências europeias, antes de serem exclusivas da Dinamarca e depois se tornarem posse dos EUA.

Veja também: JBS planeja entrar no mercado norte-americano 

Donald Trump já tem base aérea militar na Groenlândia

Os Estados Unidos já possuem base aérea na região noroeste da Groenlândia, contando com 600 empregados.

A ministra das Relações Exteriores da Groenlândia, Ane Lone Bagger, afirmou, em entrevista a “Reuters”, que o território não está a venda. “Estamos abertos para negócios, mas não à venda”.

O presidente Donald Trump irá viajar para a Dinamarca em setembro, porém uma passagem pela Groenlândia não está em seus planos.

 

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião