Donald Trump diz que o Fed ‘falhou novamente’

O presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a criticar o Federal Reserve (Fed). As declarações foram dadas após mais um corte da taxa de juros na última quarta-feira (19)

Trump escreveu em sua conta no Twitter que o presidente do Banco Central norte-americano, Jerome Powell e o Fed “falharam novamente”. O mandatário disse que a autoridade monetária central não “tem coragem e nenhuma visão” ao não seguir o Banco Central Europeu (BCE) e cortar ainda mais a taxa de juros.

Jay Powell and the Federal Reserve Fail Again. No “guts,” no sense, no vision! A terrible communicator!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 18 de setembro de 2019


Além disso, nesta quinta-feira (19), Trump afirmou que não se sente “empolgado” com as recentes medidas de flexibilização tomadas pelo Fed. Entretanto, o presidente manteve Powell no comando do BC americano.

Os comentários do presidente foram realizados em entrevista ao programa de TV dos EUA Fox News. Trump salientou que Powell “não sabe como jogar o jogo muito bem”.

O mandatário afirmou, ainda, que o presidente do Fed e sua equipe se equivocaram em elevar os juros de forma abrupta no ano passado, quando o Banco Central dos EUA aumentaram a taxa de juros em quatro ocasiões diferentes.

Veja também: China e EUA retomam as negociações nesta quarta-feira

Trump gostaria que o Fed cortasse mais a taxa de juros, como uma maneira de estimular a economia norte-americana em meio à guerra comercial.

Fed corta taxa básica de juros em 0,25%

Na tarde da última quarta-feira (18), o Fed decidiu cortar a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual. O Banco Central dos Estados Unidos deixou a taxa dos Fed Funds no intervalo entre 1,75% e 2%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A autoridade monetária ressaltou que a economia dos EUA está caminhando no sentido certo, com a criação de empregos e a baixa inflação.

Saiba mais: Fed fará o que for necessário para sustentar crescimento dos EUA, diz Powell

O FOMC salienta que a decisão foi tomada a luz dos resultados mais prováveis do rumo da economia norte-americana.

“Consistente com seu mandato estatutário, o Comitê procura promover o máximo emprego e estabilidade de preços. À luz das implicações dos desenvolvimentos globais para as perspectivas econômicas, bem como das pressões inflacionárias reduzidas, o Comitê decidiu reduzir a meta de alocação da taxa de fundos federais para 1-3 / 4 a 2%”, comunicou o Fed.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião