Donald Trump é absolvido em processo de impeachment no Senado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi absolvido nesta quarta-feira (5) pelo Senado das acusações do processo de impeachment. O mandatário era acusado de abuso de poder e obstrução do Congresso.

A primeira votação no Senado, sobre abuso de poder durante o mandato de Donald Trump, foi concluída com 52 votos favoráveis a absolvição e 48 contrários. Na segunda acusação, o presidente norte-americano foi inocentado por 53 votos a favor e 47 contra.

O resultado já era esperado, visto que 53 dos 100 assentos do Senado são ocupados por republicanos, mesmo partido de Trump. Por outro lado, todos os senadores democratas votaram contra o mandatário em ambas acusações.

Além disso, o presidente recebeu um voto a favor de sua condenação do senador Mitt Romney, que também é do Partido Republicano. “O presidente é culpado de um abuso chocante da confiança pública. Corromper uma eleição para se manter no poder talvez seja a violação mais abusiva e destrutiva do juramento ao cargo de alguém que eu possa imaginar ”, afirmou Romney antes da votação.

Leia também: Banco Central corta Selic em 0,25%, taxa fica em 4,25%

O processo de impeachment ocorreria caso Trump fosse considerado culpado em qualquer uma das duas acusações.

Entenda o processo de impeachment de Donald Trump

O processo de impeachment de Donald Trump foi motivado por uma ligação para o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que ocorreu em 25 de julho de 2019.

O mandatário norte-americano é acusado de ter pressionado Zelensky a anunciar uma investigação contra o pré-candidato à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden. A inquirição seria causada porque Hunter Biden, filho do candidato, foi conselheiro da Burisma, uma empresa de gás ucraniana. Segundo Trump, o filho de seu rival na corrida presidencial estaria envolvido em um escândalo de corrupção na companhia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/06/Banner-conteudo-Suno-noticias-1.png

Para incentivar a abertura da investigação, Trump é acusado de congelar uma ajuda militar de cerca de US$ 400 milhões ao país europeu.

Em relação a acusação de obstrução do Congresso, o mandatário foi indiciado de ter instruído os membros do governo a não contribuírem com a investigação.

Segundo Donald Trump, as acusações abertas contra ele consistem em uma tentativa de perseguição por parte dos democratas. Isso porque o inquérito foi conduzido pelo Comitê de Inteligência da Câmara, órgão dominado pelo Partido Democrata. Ademais, a denúncia foi escrita pelo Comitê de Justiça, que também é majoritariamente composto por seu partido rival.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião