Dona do TikTok acusa Facebook de plágio e difamação

A ByteDance, companhia chinesa dona do TikTok, acusou nesta segunda-feira (3) a rede social norte-americana Facebook de plágio e difamação em meio às tensões entre a plataforma de vídeos curtos e o governo dos Estados Unidos, que estuda proibir sua atuação no país.

O atrito geopolítico entre as duas maiores potências econômicas do mundo está no epicentro da polêmica que envolve o TikTok. A administração do presidente Donald Trump alega que a rede social chinesa, que tem mais de 2 bilhões de downloads e vem registrando altos níveis de crescimento, de apresentar falha na garantia de proteção dos usuários e de possuir vínculos com Partido Comunista que governa o país asiático.

Com a escalada das tensões, o mandatário estadunidense chegou a anunciar na última sexta-feira (31) sua intenção de proibir a rede social de operar nos Estados Unidos, tomando o exemplo da Índia, que vetou a atuação da plataforma mais cedo neste ano. Pouco tempo depois, foi revelado que a gigante de tecnologia Microsoft estava interessado em compra as operações do aplicativo no país, assim como no Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“A Microsoft se moverá rapidamente para prosseguir as discussões com a controladora da TikTok, ByteDance, em questão de semanas e em qualquer caso, concluir essas discussões até 15 de setembro de 2020. Durante esse processo, a Microsoft espera continuar o diálogo com o Governo dos Estados Unidos, inclusive com o presidente”, informou a companhia.

Proprietária do TikTok diz estar passando por dificuldade inimagináveis

Com isso, a companhia proprietária do TikTok, a ByteDance, ressaltou em comunicado estar sofrendo “dificuldades complexas e inimagináveis” na tentativa de internacionalizar suas atividades, em razão da tensão geopolítica e de choques culturais.

A empresa, todavia, garantiu que está comprometida com a expansão de suas operações por todo o mundo. Dessa forma, a companhia informou que continuará aumentando o investimento em mercados globais e irá à justiça para defender os próprios interesses, visto que assegura cumprir rigorosamente com as leis dos países em que atua.

De acordo com a ByteDance, a nova ferramenta lançada pelo Facebook, para o Instagram, chamado “Reels”, é uma cópia dos serviços que são oferecidos pelos TikTok, o que pode ser alvo de ação judicial.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião