Dona da Google desiste de construir “cidade do amanhã” em Toronto

A dona da Google, Alphabet informou nessa quinta-feira (14), que deixou de lado seus planos de criar a “cidade do futuro”, em um distrito de Toronto, Ontário, no Canadá, pois “tornou-se muito difícil fazer do projeto de cinco hectares algo financeiramente viável, sem sacrificar partes centrais do plano”.

De acordo com o executivo-chefe da Sidewalk Labs, organização de inovação urbana da dona da Google, a companhia visava criar uma comunidade “verdadeiramente inclusiva e sustentável” que contaria com sensores e seria orientada por dados.

Suno One: O primeiro passo para alcançar a sua independência financeira

Os pedestres que estivessem andando pela cidade não precisariam se preocupar com fenômenos da natureza, como por exemplo chuva, neve, ou temperaturas muito elevadas, pois seriam protegidos por toldos autotomizados.

A cidade contaria com robôs que seriam responsáveis por entregar encomendas e recolher o lixo. Essa tecnologia, assim como sinais de trânsito, seria otimizada por sensores, que também rastreariam cada movimento dos moradores.

Decisões seriam tomadas por algorítimos da Google

A “cidade do futuro” foi considerada por muitos, no ramo da tecnologia, como uma cidade de vigilância distópica. Muitos ativistas acreditavam que as decisões importantes em relação a cidade não seriam tomadas pelos cidadãos ou pelos políticos, e sim por algorítimos da Google.

O projeto sofreu duras críticas, e alguns opositores do plano chegaram a alegar que a desistência veio antes que a agência governamental responsável pelo projeto, a Waterfront Toronto, tomasse sua decisão final em junho.

Entretanto a agência governamental  se mostrou despontada com a desistência, mas alegou que “hoje há incerteza financeira global, mas a Waterfront Toronto confia no futuro econômico da cidade, e terá uma visão de longo alcance ao tomar decisões imobiliárias e de desenvolvimento na orla de Toronto”.

Veja também: Google: Alphabet reporta aumento de 13% da receita apesar de pandemia

Já o prefeito de Toronto, John Tory declarou que “a economia de Toronto voltará forte depois da Covid-19 e continuaremos a ser um ímã para pessoas inteligentes e empresas inteligentes”.

Além disso, o ex-co-executivo-chefe da BlackBerry, Jim Balsillie, salientou que “esse é um grande retrocesso para o capitalismo de vigilância e uma vitória para fazer a tecnologia servir à sociedade em vez de capturá-la. O Google aprendeu que os canadenses não podem ser facilmente intimidados”.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião