Dólar vai para onde tiver de ir, diz diretor do Banco Central

Segundo Fabio Kanczuk, diretor de política monetária do Banco Central (BC), “o câmbio vai para onde tiver de ir”, salientando que a autoridade monetária não estabelece um nível para o dólar.

De acordo com Kanczuk, o regime de câmbio flutuante no Brasil faz com que o “BC só intervém [na cotação do dólar] para evitar problemas de funcionamento no mercado”.

O diretor ressaltou, em um evento organizado pelo BTG Pactual (BPAC11) em São Paulo nesta terça-feira (18), a tese de Roberto Campos Neto, presidente do BC, de que a atual depreciação do real frente ao dólar é diferente do ocorrido anteriormente, quando os indicadores de risco na economia brasileira eram mais altos.

Saiba mais: Boletim Focus diminui previsão para o crescimento do PIB de 2020

“Tipicamente, um câmbio depreciado significava menos crescimento, mas por razões outras que não tinham nada a ver com o câmbio. Tinha a ver com aumento do prêmio de risco, CDS [credit default swaps, uma medida do risco-país] subindo, com alguma crise, às vezes ligada à questão fiscal. E isso contaminava o câmbio”, disse Kanczuk.

Segundo o executivo, “é difícil saber o que está acontecendo. A única razão mais clara é a mudança nos juros. O real deixou de ser uma moeda especulativa e agora é uma moeda de funding, que se compra para especular com outras moedas”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Quando perguntado acerca do atual patamar das reservas internacionais do País, o diretor relatou que esse assunto é rotineiramente conversado entre os executivos da autoridade monetária.

De acordo com o diretor, as reservas funcionam como um seguro, dessa forma, é necessário estimar a probabilidade de sinistro e o preço a ser pago.

“A chance de ter problemas [na economia brasileira] diminuiu. Já o custo do seguro tem a ver com o diferencial de juros. Ambas as variáveis se mexeram. Está parecendo que o nível das reservas está legal, confortável”, afirmou.

Nesta terça-feira, o dólar operava em alta de 0,501% às 13h, sendo negociado a R$ 4,3505. Somente em 2020, a moeda norte-americana, em comparação com o real, já valorizou 8,41%.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião