Dólar abre em leve queda com reforma da Previdência, Argentina e Brexit

O dólar opera em queda nesta segunda-feira (19) com a reforma da Previdência, Argentina e Brexit no radar.

Por volta das 9h30, o dólar registrava queda de -0,117% sendo negociado a R$ 3,9917. O mercado está atento ao andamento da reforma da Previdência no Senado.

Além disso, segue no radar dos investidores o desdobramento do resultado das eleições primárias na Argentina e as declaração do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, sobre o Brexit.

Reforma da Previdência tramita no Senado

Após a reforma da Previdência ter seu calendário definido, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera as regras para a aposentadoria deve continuar sua tramitação nesta segunda-feira (19) no Senado.

As primeiras audiências públicas sobre o tema serão realizadas entre esta segunda e a próxima quinta-feira (22). O objetivo é que em plenário, no dia 18 de setembro, o texto da reforma da Previdência seja apreciado em primeiro turno.

Saiba mais: Reforma da Previdência tramita no Senado com audiência na CCJ

O calendário, que na semana passada foi definido pelos senadores, prevê que todo o processo de aprovação seja concluído até 2 de outubro. Entretanto, para cumprir as datas previstas, parte do projeto do governo deve ser deixado de lado nesse momento, como a capitalização, inclusão dos estados e municípios no texto, e a reforma dos militares.

Eleições na Argentina

O candidato da oposição à presidência da Argentina, Alberto Fernández, em entrevista ao “La Nación” e “Clarín”, rebateu as recentes declarações do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. “Não se preocupem porque não pretendo fechar a economia”, disse.

Saiba mais: Fernández diz a Bolsonaro que ‘não vai fechar a economia’

Após a vitória de Fernández nas prévias, uma semana atrás, Bolsonaro disse que o Brasil iria se retirar do Mercosul caso um “governo de Cristina Kirchner” fechasse a economia argentina. A chapa de Fernández tem a ex-presidente Cristina como vice.

“Para mim, o Mercosul é um lugar central. O Brasil é nosso principal sócio e continuará sendo”, declarou ao “La Nación”.

Confira: Mercado considera Argentina uma bomba relógio, diz especialista

A declaração sucedeu-se depois de uma conturbada semana, em que o resultado das prévias eleitorais demonstrou a dificuldade que Macri enfrentará para se reeleger em 27 de outubro. Em 5 dias, o peso desvalorizou-se 19,9%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Brexit será concluído, segundo Boris Johnson

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou que irá oficializar a saída do Reino Unido da União Europeia. Ele afirma que será concluído até o dia 31 de outubro.

Veja também: Reino Unido deve ter escassez de remédios e comida em Brexit sem acordo

Johnson irá viajar, nesta semana, para a Alemanha e depois à França. O intuito é discutir com Angela Merkel e Emmanuel Macron a saída do Reino Unido da União Europeia.

Última cotação do dólar

Na última sessão, sexta-feira (16), o dólar encerrou em alta de 0,336%, negociado a R$ 4,0029.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião