Dólar opera em queda com alívio na disputa comercial

O dólar inicia esta terça-feira (24) em queda com guerra comercial, Brexit e Selic no radar.

Por volta das 9h40, o dólar registrava uma variação negativa de -0,228 sendo cotado a R$ 4,1604. O mercado está atento ao desdobramento da guerra comercial, após o secretário do Tesouro americano afirmar que a retomada das negociações com a China ocorrerá em duas semanas.

Além disso, segue no radar dos investidores, ata da última reunião do Banco Central que sinaliza possíveis cortes na taxa básica de juros. Ademais, a Suprema Corte que decretou ato ilegal do primeiro-ministro britânico ao suspender Parlamento.

Disputa Comercial

O mercado está atento ao desdobramento da guerra comercial após as declarações do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnunchin, que a próxima rodada de negociações ocorrerá em duas semanas.

De acordo com o secretário, houve progresso nas reuniões entre representantes americanos e chineses. Além disso, informou que deverá ocorrer no início de outubro outra reunião com o vice-premiê da China, Liu He.

Em entrevista à emissora Fox Business, Mnunchin informou que os asiáticos iniciaram a comprar produtos agrícolas americanos. Trata-se de uma cordo entre os presidentes Donald Trump e Xi Jiping.

Primeiro-ministro britânico é acusado de ato ilegal ao suspender Parlamento

A Suprema Corte do Reino Unido decretou nesta terça-feira (24) que o primeiro-ministro Boris Johnson atuou de forma ilegal ao suspender o Parlamento. Portanto, a suspensão foi anulada.

O Boris Johnson aconselhou a rainha Elizabeth a suspender o Parlamento semanas antes da data da saída do Reino Unido da União Europeia, dia 31 de outubro. A suspensão teve inicio no dia 9 de setembro e previa encerrar no dia 14 de outubro.

O Parlamento havia aprovado uma lei, antes de ser suspenso, que obrigava Johnson a pedir adiamento de três meses do Brexit, se não houvesse acordo. Entretanto, o primeiro-ministro insiste na saída do Reino Unido, com ou sem acordo.

Taxa Selic poderá ter novos cortes.

O Banco Central divulgou nesta terça a ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

No documento, a instituição sinaliza a possibilidade de novos cortes na taxa básica de juros (Selic). “A consolidação do cenário benigno para a inflação prospectiva deverá permitir ajuste adicional no grau de estímulo (monetário).” informou a ata.

Última cotação do dólar

Na última sessão, segunda-feira (23), o dólar encerrou em alta de 0,419% sendo vendido a R$ 4,1709.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião