Dólar encerra em queda após crises na Bolívia e Chile

O dólar fechou em queda nesta segunda-feira (11) sob impacto das instabilidades políticas na Bolívia e no Chile.

O dólar encerrou em queda de -0,614% sendo cotado a R$ 4,1428.

Além disso, contribuíram para a queda:

  • UE suspende análise do contrato entre Embraer e Boeing;
  • Arábia Saudita autoriza exportação de carne de oito frigoríficos brasileiros.

Crises na Bolívia e Chile

O chefe de divisão de estudos regionais do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), Jorge Roldos, afirmou, nesta segunda, que as turbulências políticas no Chile e na Bolívia podem não gerar consequências para os outros países da região.

Saiba mais: Crises na Bolívia e no Chile não impactarão economias regionais, diz FMI

No entanto, de acordo com o chefe de estudos regionais do FMI, as crises trarão impactos negativos para o desempenho econômico tanto da Bolívia quanto do Chile.

“Esses eventos podem ter impacto regional, mas não será significativo. Não são países com grandes transações comerciais com outros países da região e têm economias pequenas”, afirmou Roldos.

Boeing e Embraer

Membros da Comissão Europeia suspenderam, nesta segunda, a revisão do contrato sobre o investimento da Boeing na Embraer, dizendo que não possuem informações suficientes das fabricantes de aviões para dar continuidade a avaliação do negócio.

Saiba mais: UE suspende análise do contrato entre Embraer e Boeing

A Comissão Europeia afirmou que o acordo pode fazer com que a Embraer não seja a terceira maior concorrente global da Boeing e da Airbus, o que “pode resultar em preços mais altos e menos opções”. Sendo assim, haveria uma queda na competição da área no mercado.

A comissão ainda afirmou que “parou o relógio” e que uma análise só voltará a ser feita após as empresas enviarem respostas necessárias sobre o acordo. “As partes devem fornecer as informações necessárias para a investigação em tempo hábil”, disse uma porta-voz do órgão regulador.

Frigoríficos brasileiros

O Ministério da Agricultura informou, nesta segunda (11), que a autoridade sanitária da Arábia Saudita, a Saudi Food and Drug Authority (SFDA), habilitou oito frigoríficos do Brasil a exportarem carne bovina ao país.

Saiba mais: Arábia Saudita autoriza exportação de carne de oito frigoríficos brasileiros

A medida ocorreu após conversas entre a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e autoridades do país árabe, em setembro. No mês passado, o presidente Jair Bolsonaro também viajou para a Arábia Saudita.

“Faz parte de toda a abertura que o Ministério da Agricultura vem fazendo juntamente com o governo federal”, afirmou a ministra.

Última cotação do dólar

Na última sessão, sexta-feira (8), o dólar encerrou em alta de 1,83%, vendido a R$ 4,1684.

Tags
Rafael Lara

Compartilhe sua opinião