Dólar abre em queda com Focus e assuntos internacionais no radar

O dólar inicia a semana em queda com a previsão do PIB brasileiro e assuntos internacionais no redor.

Por volta das 9h40, nesta segunda-feira (27), o dólar variava negativamente a 1,179% sendo negociado a R$ 5,5988. O mercado está atento a nova previsão de queda de 3,34% no PIB brasileiro.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais

Além disso, segue no radar do investidor o primeiro ministro do Reino Unido que retornou ao trabalho e a Argentina que abandonou as negociações do Mercosul.

Previsão do PIB brasileiro

Os especialistas do mercado financeiro, responsáveis pela elaboração do Boletim Focus, cortaram a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano pela 11ª semana consecutiva. Na divulgação desta segunda-feira (27), a estimativa é de recessão na economia brasileira com uma queda de 3,34%. Na semana passada a previsão era de -2,96%.

Na primeira divulgação de 2020, o Boletim Focus previa um crescimento de 2,30% na economia brasileira. Os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na economia, no entanto, serão maiores do que o esperado inicialmente. Para 2021, os principais analistas do mercado financeiro estimam que a economia irá crescer 3,40%.

Boris Johnson

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, retornou ao trabalho nesta segunda e, em sua primeira aparição, solicitou aos britânicos que não quebrem o isolamento imposto para combater o coronavírus (Covid-19).

Saiba Mais: Boris Johnson pede para britânicos não quebrarem medida de isolamento social

“Graças a nossa determinação nacional coletiva começamos a reverter a tendência de crescimento”, afirmou Johnson. O primeiro-ministro também disse que não poderia confirmar quando as medidas de isolamento social começariam a ser flexibilizadas.

O Reino Unido já está observando números menores nos casos de pessoas que contraíram a doença e de vítimas fatais em decorrência do coronavírus nos últimos dias. Entretanto, Johnson teme que as pessoas diminuam a atenção e fiquem expostas ao risco da doença que também acometeu o primeiro-ministro.

Argentina Mercosul

A Argentina abandonou as negociações do Mercosul para priorizar a economia interna do país em meio à crise da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A informação foi divulgada na última sexta-feira (24) pelo Paraguai, atual presidente do bloco.

“A República Argentina anunciou a decisão de deixar de participar nas negociações de acordos comerciais em curso e das futuras negociações do bloco”, afirmou em nota o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai.

Apesar do país vizinho salientar que não será obstaculo ao bloco, os integrantes estão avaliando as medidas jurídicas, institucionais e operacionais para tal decisão.

Última cotação do dólar

Na última sessão, sexta-feira, o dólar encerrou em alta de 2,538%, cotado a R$ 5,6681.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião