Balanços da semana

Dólar abre em leve queda; PIB chinês e vacina no radar

O dólar abriu em leve queda nesta quinta-feira (16), após a China apresentar um avanço do PIB no segundo trimestre maior do que o esperado.

Por volta das 9h30, o dólar operava negativamente 0,17%, sendo negociado a R$ 5,3643 na venda. O mercado segue de olho nas potenciais vacinas no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19); o experimento da Universidade de Oxford apresentou resultados iniciais positivos.

Além disso, segundo o Fed, “as perspectivas permaneceram altamente incertas” quanto à economia dos Estados Unidos.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Dólar em queda com crescimento do PIB chinês

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 3,2% no segundo trimestre de 2020, em comparação com o mesmo período no ano anterior. Esse resultado reflete uma recuperação econômica da segunda maior potência mundial, após a contração de 6,8% no primeiro trimestre em razão da pandemia.

O resultado ficou acima do estimado pelos analistas que esperavam alta de 2,5%. Apesar do crescimento econômico apresentado no segundo trimestre, a economia da China caiu 1,6% nos primeiros seis meses do ano. O governo chinês vem implementando pacote de estímulos econômicos como mais gastos fiscais, isenção de impostos e cortes nas taxas de empréstimos.

As vendas no varejo, por sua vez, caíram 1,8% em junho em comparação a maio, com a expectativa de uma alta de 0,30%. Isso fez com que o SSE Composite, bolsa de Xangai, caísse 4,50%, a 3.210,10 pontos.

Combate à pandemia

A potencial vacina que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a companhia biofarmacêutica AstraZeneca mostrou resultados positivos enquanto na fase 1, gerando anticorpos contra o novo vírus, segundo informou o canal de televisão britânico ‘ITV’, na última quarta-feira (15).

“Aparentemente, a vacina está gerando o tipo de resposta de anticorpos e células T (“células assassinas”) que os pesquisadores esperariam ver (…) Nem todas as vacinas em desenvolvimento em todo o mundo aumentam anticorpos e células T. Mas a vacina de Oxford parece ter esse efeito duplo”, comentou o jornalista da ITV, Robert Peston.

Confira: Saneamento é “setor prioritário da agenda” do BNDES, diz Montezano

Entretanto, a os resultados oficiais dos teste da primeira fase devem ser divulgados na nesta quinta-feira.

As etapas da produção da vacina possuem três fases. A fase inicial consiste no estudo de segurança da vacina. Caso o produto seja seguro, passa para a fase dois, na qual a dosagem é analisada. Por fim, é na terceira fase em que se constata a eficácia da vacina.

Fed enxerga incertezas na economia

Na última quarta-feira, o Federal Reserve (Fed) indicou que o otimismo com a recuperação da economia norte-americana diminuiu devido ao aumento da incerteza sobre o futuro da pandemia.

Embora a atividade econômica nos Estados Unidos tenha crescido entre o fim de maio e no início de junho, com a reabertura das empresas, um ressurgimento de casos de coronavírus em muitos estados está provocando temores acerca de uma nova desaceleração no país.

Saiba mais: Facebook: compartilhamento de dados faz UE anular acordo com EUA

A Califórnia impôs novamente medidas de bloqueio e o Texas e a Flórida restringiram certas atividades. De acordo com um relatório divulgado pelo Fed, as empresas relataram incerteza sobre a demanda futura em meio aos novos casos da doença.

“A atividade econômica aumentou em quase todos os distritos, mas permaneceu bem abaixo de onde estava antes da pandemia do Covid-19”, disse o Fed de Chicago. “As perspectivas permaneceram altamente incertas, pois é discutido por quanto tempo a pandemia continuaria e a magnitude de suas implicações econômicas”.

Última cotação do dólar

Na sessão da última quarta-feira, o dólar encerrou o pregão em alta de 0,662%, negociado a R$ 5,3838 na venda.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião