Dólar abre em leve alta, de olho no cenário político

O dólar abriu em leve alta nesta quarta-feira (12). Por volta das 9h25, a moeda estadunidense operava positivamente 0,199%, sendo negociada a R$ 5,4257 na venda, de olho no cenário político brasileiro.

O dólar também está de olho na recuperação da economia em meio à pandemia. O comércio varejista subiu 8% em julho, em comparação ao mês anterior.

Tal recuperação econômica no Brasil, segundo o presidente do Banco Central (BC), tem se mostrado mais intensa em comparação a outros países emergentes.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Dólar em alta com saída de secretários do governo

Os secretários especiais de Desestatização e Privatização, Salim Mattar, e o de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, encaminharam seus pedidos de demissão ao ministro da Economia, Paulo Guedes, na última terça-feira (11).

“O Salim Mattar pediu demissão hoje, e isso na verdade é um sinal de insatisfação dele com o ritmo de privatização“, informou Guedes, em entrevista após reunião com o presidente Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “O que ele me diz é que é muito difícil privatizar. Que o establishment não deixa vir a privatização, que é tudo muito difícil, muito emperrado. Tem que ter um apoio mais definido, mais decisivo”.

Com as saídas, o economista chegou a sua quarta baixa recente na equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro. Somente nas últimas semanas, Paulo Guedes recebeu pedidos de demissão do diretor de programas da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Caio Megale, e do presidente do Banco do Brasil (BBAS3), Rubem Novaes.

Ao todo, contudo, somam seis os integrantes da equipe econômica que já deixaram a gestão. Além desses, constam os nomes de Mansueto Almeida, ex-secretário do Tesouro Nacional, e de Marcos Cintra, ex-secretário da Receita Federal.

Varejo cresce 8% em junho

O comércio varejista registrou uma alta no volume de vendas em junho frente ao mês de maio. O avanço nas vendas no varejo foi de 8% em relação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A média móvel trimestral cresceu 0,9% no trimestre encerrado em junho. Na série sem ajuste sazonal, em relação a junho do ano passado, o comércio varejista cresceu 0,5%.

Recuperação do comércio varejista após a flexibilização das medidas de contenção ao novo coronavírus.

O volume de vendas no comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, teve alta de 12,6% em relação a maio, enquanto a média móvel do trimestre foi 3,9%. O comércio varejista ampliado, entretanto, apresentou um novo recuo, de 0,9%, a quarta taxa negativa, em relação a junho de 2019.

Campos Neto enxerga Brasil se recuperando mais rápido que emergentes

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que a atividade econômica brasileira está em uma “posição de recuperação mais rápida” após a pandemia em comparação aos demais países emergentes.

O líder da autoridade monetária do País ressaltou que as estimativas para a queda do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil estão se reduzindo nas últimas semanas. Entretanto, Campos Neto alegou que as projeções do Boletim Focus, reunidas pelo BC com especialistas do mercado, estão “provavelmente estão um pouco defasadas” e apontam para um cenário pior do que o esperado.

Segundo o presidente da autarquia, por enquanto, as projeções para desempenho do PIB no segundo trimestre “têm uma grande incerteza”. “Mas vai ser uma queda muito grande”, ponderou o economista.

Última cotação do dólar

Na sessão da última terça-feira, o dólar encerrou o pregão em queda de 0,91%, negociado a R$ 5,415 na venda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião