Dólar opera em leve alta atento aos novos desdobramentos do Covid-19

O dólar abriu em leve queda nesta quarta-feira (8) com os desdobramentos do coronavírus no radar. Entretanto, pouco tempo após a abertura do mercado, a moeda começou mostrar uma pequena variação positiva e opera em leve alta.

Por volta das 9h40, o dólar variava positivamente a 0,147%, sendo negociado a R$ 5,2335. O mercado está atento aos novos dados sobre o coronavírus, tanto no cenário nacional quanto no internacional, e também a ata do FOMC.

Ata do FOMC

O mercado está na expectativa da divulgação da Ata da reunião do Comitê Federal do Mercado Aberto (Fomc) nos EUA. O documento deve detalhar as decisões do Federal Reserve em relação ao último corte de juros realizado em meio à pandemia do coronavírus (Covid-19).

Coronavírus no Brasil

O coronavírus (Covid-19) avançou no Brasil, registrando mais de 100 mortes em um dia, pela primeira vez. Assim, o Brasil soma agora 667 mortos pela doença e o número de casos saltou de 12.056 para 13.717. Todos os Estados brasileiros já registraram casos de Covid-19 e, entre eles, o único que não apresentou nenhuma vítima fatal foi o Tocantins.

Cenário Internacional

A França entrou em recessão econômica, após o Produto Interno Bruto (PIB) do país europeu cair 6% entre janeiro e março deste ano na comparação com o último trimestre de 2019.

De acordo com o Banco de França, a atividade econômica caiu 32% durante os 15 dias de confinamento da população, em março, devido a pandemia de coronavírus. A construção civil é um dos setores mais afetados, seguido do comércio, turismo e transporte.

O Ministério da Saúde da França alertou seus cidadãos informando que o país ainda vai passar pelo pico da doença. A França já tem mais de 10 mil mortes pelo coronavírus. Na Espanha, o número também subiu na terça-feira. O país havia observado uma diminuição no número de mortes nos últimos quatro dias.

Nos Estados Unidos, a situação relacionada ao coronavírus também é alarmante. São 400 mil pessoas infectadas pela doença. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na última terça-feira (7), aos jornalistas, que “iria colocar um freio muito forte [nas contribuições à OMS]”. Os EUA são os maiores financiadores do órgão. “Vamos suspender o dinheiro gasto com a OMS”, reiterou o mandatário.

Última cotação do dólar

Na última sessão, terça-feira (7), o dólar encerrou cotado a R$ 5,228, em queda de 1,20%.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião