Balanços da semana

Dólar opera em alta com Fórum Econômico, Boletim Focus e petróleo

O dólar inicia a semana em alta com o Fórum Econômico Mundial que inicia nesta segunda-feira (20), Boletim Focus e petróleo.

Por volta das 9h20, o dólar variava positivamente a 0,218% sendo cotado a R$ 4,1732. O mercado está atento as apresentações do ministro da Economia no Forúm em Davos.

Além disso, segue no radar do investidor: o Boletim Focus que reduziu a previsão do IPCA pela terceira semana consecutiva e a oferta de petróleo que está ameaçada por conflito líbio.

Guedes no Fórum Econômico Mundial em Davos

O ministro da Economia, Paulo Guedes, será o representante do governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial, que reúne líderes, chefes de Estado e empresários em Davos, na Suíça.

O evento iniciará nesta segunda-feira (20). De terça (21) a quinta-feira (23), o ministro falará em painéis e terá encontros com presidentes de multinacionais.

De acordo com a pasta econômica, as apresentações de Guedes se concentrarão em dois aspectos:

  1. redução do déficit fiscal no primeiro ano de governo
  2. aprofundamento das reformas estruturais

Boletim Focus

Os especialistas das 100 principais instituições financeiras do mercado brasileiro, que contribuem com a elaboração do Boletim Focus, reduziram pela terceira semana seguida a previsão do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2020. De acordo com a nova previsão, no final do ano, o IPCA será de 3,56%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Mesmo com o aumento da previsão inflacionária para o País nas últimas semanas, segundo o Boletim Focus, a inflação continua abaixo da meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para este ano, de 4%. A meta tem uma tolerância de 1,5 ponto percentual, podendo ir de 2,5% até 5,5%.

Oferta de petróleo é ameaçada por conflito

Depois que a estatal National Oil Corp. alertou sobre tentativas de interromper as vendas externas de petróleo da Líbia e apontar que a produção nacional da commodity pode cair 50%, os embarques do produto na Líbia foram suspensos em ao menos três portos.

No último sábado (18), conforme o portal de notícias Al Jazeera, a missão das Nações Unidas (ONU) na Líbia gerou grande preocupação em relação ao movimento para barrar a produção de petróleo do país, “o que pode ter consequências devastadoras para a população líbia, que depende do fluxo livre do petróleo para seu bem-estar”.

Última cotação do dólar

Na última sessão, sexta-feira (20), o dólar encerrou em queda de 0,63% cotado em R$ 4,16.

Tags
Poliana Santos

Compartilhe sua opinião