Dólar em alta com cúpula do Mercosul e acordo comercial no radar

O dólar inicia em alta com a cúpula do Mercosul e as negociações do acordo comercial no radar.

Por volta das 9h40, nesta quinta-feira (5), o dólar variava positivamente 0,319% sendo negociado a R$ 4,2152. Com a reunião do bloco sul, o Brasil pode finalizar um acordo automotivo com Paraguai e ensaiar uma resposta coordenada com a Argentina para os Estados Unidos.

Além disso, os investidores internos e externos estão atento ao desdobramento das negociações de um possível acordo comercial que segundo o presidente norte-americano estão “indo muito bem”.

Mercosul

A 55° cúpula dos líderes do Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Urugai e Paraguai inicia nesta quinta-feira (5), em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

Confira Também: ‘Tudo pode acontecer’, diz Bolsonaro sobre a saída do Brasil do Mercosul

Na reunião, o presidente do Pais, Jair Bolsonaro, passará a presidência rotativa ao presidente paraguaio Mario Abdo Benítez. Os presidentes dos países pertencentes ao bloco também estarão presentes.

Ao todo, sete ministro integram a comitiva presidencial:

  • Paulo Guedes (Economia)
  • Onyx Lorenzoni (Casa Civil)
  • Ernesto Araújo (Relações Exteriores)
  • Tereza Cristina (Agricultura Pecuária e Abastecimento)
  • Fernando Mandetta (Saúde)
  • Osmar Teeea (Cidadania)
  • presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Argentina e Brasil

A Argentina e o Brasil devem aproveitar a cúpula do Mercosul para ensaiar a ação coordenada de resposta à retomada das tarifas sobre aço e alumínio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Apesar de ser o último com Maurício Macri como presidente da Argentina, os países vizinhos ensaiarão uma resposta aos EUA.

Acordo automotivo

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, informou na última quarta-feira (4) que há possibilidades de que o acordo automotivo com o Paraguai sai hoje. Bolsonaro deve se encontrar com o mandatário do Paraguai na cúpula do Mercosul.

Confira Também: Acordo automotivo entre Brasil e Paraguai deve sair quinta, diz Bolsonaro

Em meados de setembro, o ministro das Relações Exteriores do País, Ernesto Araújo, anunciou o início das negociações de um acordo bilateral automotivo.

Para Araújo, os dois países “vivem um momento de grande convergência de políticas e de visão do mundo. Estamos em um momento ideal para colocar em prática uma política estratégica para Brasil e Paraguai”.

Acordo comercial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou nesta quarta-feira (4) que as negociações com a China estão “indo muito bem”.

“As conversas estão indo muito bem e veremos o que vai acontecer”, disse Trump durante a reunião dos países-membros da Organização Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A fala do presidente Trump demonstra uma mudança nas negociações repentinas visto que na última terça-feira (3) o presidente afirmou que o acordo não tinha previsão.

Última cotação do dólar

Na última sessão, na quarta-feira, o dólar encerrou em queda de 0,086% cotado a R$ 4,2023.

Tags
Poliana Santos

Compartilhe sua opinião