Dólar abre em alta de 0,48%, com inflação no radar

O dólar abriu em leve alta nesta sexta-feira (10). O mercado está de olho na inflação, que aumentou 0,26% em junho após dois meses consecutivos de queda em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Por volta das 9h30, o dólar operava positivamente 0,485%, sendo negociado a R$ 5,3707 na venda. O presidente Trump está planejando Huawei, gigante da tecnologia chinesa, de fornecer serviços ao governo norte-americano.

Além disso, segue no radar dos investidores a queda de pedidos de seguro-desemprego, que caiu em junho em relação a maio, mas mantém uma forte alta na comparação anualizada.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

IPCA sobe 0,26% em junho

A inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), teve variação de 0,26% em junho, após dois meses seguidos de queda. Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No mês de maio, houve uma queda de 0,38% no IPCA. No acumulado do ano, o indicador possui uma alta de 0,10%. Em 12 meses, o indicado acumula alta de 2,13%, acima dos 1,88% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em junho de 2019, a taxa havia ficado em 0,01%.

O IPCA calcula a variação média de preços. Dessa forma, quando acontece uma variação negativa, como nos dois meses anteriores a junho, há uma “deflação“.

Para calcular o IPCA de junho, o instituto comparou os preços coletados no período de 29 de maio a 30 de junho de 2020, sendo este intervalo o de referência, com os preços vigentes no período de 30 de abril a 28 de maio de 2020, sendo este o período pego como base.

Trump em guerra com empresa chinesa

O presidente norte-americano, Donald Trump, está planejando proibir a gigante tecnológica chinesa Huawei de fazer negócios com o governo dos Estados Unidos.

A determinação que Washington prevê finalizar ainda essa semana impedirá a compra de bens ou serviços de qualquer empresa que utilize produtos de cinco gigantes tecnológicas chinesas, entre as quais estão Huawei, Hikvision, ZTE, Hytera Communications e Dahua.

Veja também: Reino Unido injeta bilhões na economia para afastar a crise

A lei que prevê esse bloqueio, no entanto, existe desde o ano passado. Entretanto, na base da nova legislação, que deveria entrar em vigor no dia 13 de agosto, as empresas que querem vender seus serviços ao governo estadunidense precisarão comprovar que não usam produtos da Huawei e das outras empresas.

“O perigo que nosso país enfrenta de adversários estrangeiros como a China que desejam se infiltrar em nossos sistemas é grande”, informou em comunicado Russ Vought, diretor interino do Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca.

Pedidos de seguro-desemprego caem

De acordo com dados do Ministério da Economia, os pedidos de seguro desemprego no Brasil tiveram queda de 32% em junho frente ao mês de maio, somando 653.160 pedidos.

Esse volume, todavia, representa uma alta de 28,4% em relação ao mesmo período do ano passado. As informações foram publicadas na última quinta-feira (9).

O Ministério da Economia informou que isso demonstra ainda a queda nas atividades devido a pandemia de coronavírus, que afetou muitos setores. O setor de serviços foi o que apresentou mais pedidos de seguro-desemprego no mês de junho, chegando a marca de 272.447.

Saiba mais: Futuros de NY operam em baixa com temor pelo avanço da Covid-19

Nesse setor, a área de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas foi a que mais teve pedidos de seguro desemprego com 114.936 pessoas.

Última cotação do dólar

Na sessão da última quinta-feira, o dólar encerrou o pregão em leve queda de 0,07%, negociado a R$ 5,344 na venda.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião