Balanços da semana

Dólar cai e Ibovespa sobe com divulgação do Ibope e tensão comercial dos EUA

Contrariando a tendência que preocupa o mercado desde o início do mês, o mercado abriu o dia de hoje em alta. No momento da redação, 9h57, o  Ibovespa opera em 75.092 pontos, uma alta de 0,51%. O dólar, por sua vez, é cotado a R$4,1293, caindo 0,45% desde o fechamento de ontem.

O mercado repercute a divulgação dos dados da última pesquisa do Ibope, que teve sua divulgação atrasada por questões técnicas relacionadas ao impedimento da candidatura de Lula. O levantamento mostra Jair Bolsonaro (PSL) na frente com 22% das intenções de voto, com Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) logo atrás em empate técnico, com 12%, 12% e 9% das intenções de voto, respectivamente. A pesquisa também mostra a alta rejeição de Bolsonaro, que perde em três dos quatro cenários de segundo turno pesquisados, e fica em empate técnico com Fernando Haddad, provável cabeça de chapa do PT sem Lula.

Na Ásia, as bolsas continuam a cair em meio à turbulência dos mercados emergentes e a guerra comercial entre China e EUA. Na Europa, há leve recuperação das baixas de ontem, movidas em grande parte pelos mesmos motivos.

Embora os índices futuros norte-americanos operem em alta, seguem as preocupações dos efeitos na economia e no mercado das disputas comerciais que tem se concretizado com a China e também o Canadá, num momento em que os EUA se aproximam da finalização de seus balanços anuais. O Ministério do Comércio da China anunciou que o país terá de retaliar se os Estados Unidos continuarem implementando novas tarifas, após o presidente Donald Trump ameaçar tarifar mais US$200 bilhões em importações chinesas.

Enquanto isso, os EUA seguem negociando com o Canadá para fazer um acordo de comércio que substitua o NAFTA (Tratado de Livre Comércio da América do Norte). Os Estados Unidos já chegaram a um acordo com o México na semana passada, e a previsão era ter o Canadá a bordo na última sexta, mas isso não aconteceu ainda. Além disso, há preocupações com as declarações de Donald Trump de que ele está disposto a paralisar o governo federal, como ocorreu em 2013, para garantir verba para seu muro na fronteira com o México, uma grande promessa de sua campanha.

Há leve alta do petróleo devido às sanções dos EUA sobre o Irã. O dólar está numa situação mista, caindo em relação a alguns pares, como o real, mas subindo em relação a outros.

Em destaque na agenda doméstica, o IPCA de agosto registrou variação negativa de 0,09% em agosto, levemente abaixo do esperado pelos economistas consultados pela Bloomberg, que esperavam estabilidade.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião