Dólar em alta com guerra comercial entre EUA e China no radar

Nesta quarta-feira (15) o dólar opera em alta, com expectativa sobre a guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Por volta das 9h15, o dólar registrava uma variação de 0,548 sendo negociado a R$ 3,9964. O mercado continua atento ao desdobramento das negociações entre EUA e China.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

EUA X China

O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu ao banco central americano, Federal Reserve (Fed), que reduzisse as taxas de juros. De acordo com Trump, essa medida ajudaria a vencer a guerra comercial com a China.

De acordo com o pronunciamento feito pelo governo chinês, a China e os Estados Unidos concordaram em continuar as negociações.

Essa afirmação veio após o presidente americano confirmar que acreditava que as negociações em Pequim poderiam ter sucesso.

Saiba Mais: China diz que nunca vai se render à pressão dos EUA; entenda a guerra comercial

Na última sexta-feira (10) o presidente Donald Trump decidiu colocar em vigor o aumento nas tarifas alfandegárias sobre os produtos importados chineses.

Dessa forma, na última segunda-feira (13) a China decidiu aumentar as taxas sobre produtos norte-americanos. A guerra comercial tem preocupado os investidores e levou a uma venda generalizada nos mercados acionários.

A guerra iniciou em 2015, quando a China lançou o programa “Made in China 2025”, que tinha como objetivo fazer do país um líder mundial em setores, como:

  • aeronáutica;
  • robótica;
  • telecomunicações;
  • inteligência artificial
  • e veículos de energia limpa.

Aliado da produção chinesa, Trump, pareceu favorável ao progresso do país oriental. Contudo, ele observou perdas norte-americanas com o novo plano chinês.

Panorama internacional

As bolsas internacionais seguem refletindo a guerra comercial. Após o pronunciamento de Trump sobre acreditar em um possível acordo, o mercado começou a reagir positivamente.

Os índices da China operam em alta, no entanto, a produção industrial e as vendas do varejo estão abaixo da expectativa.

Na Europa, as principais bolsas operam em queda ou estabilidade. Esse reflexo é devido a publicação do Produto Interno Bruto (PIB) da Zona do Euro. Em comparação com o mesmo período do ano anterior o PIB registrou uma queda de 0,8%.

Última cotação

Na última sessão, que aconteceu na terça-feira (14), o dólar caiu 0,085 %, sendo negociado a R$ 3,9758

Tags
Poliana Santos

Compartilhe sua opinião