Balanços da semana

Dólar fecha em leve queda após anúncio de cessão onerosa de petroleiras

O dólar encerrou nesta segunda-feira (30) em queda de -0,019% sendo vendido a R$ 4,1555.

O dólar caiu devido a vários fatores. O principal deles, o anúncio do Diário Oficial da União de que 14 petroleiras se habilitaram para participar do megaleilão dos excedentes da cessão onerosa, fato que é positivo ao mercado e ajuda a baixar o preço do dólar.

Além disso, contribuíram pra queda:

  • riscos de desaceleração econômica global continuam, diz Campos Neto;
  • American Airlines anuncia a operação em novos trechos da América Latina;
  • a Saudi Aramco ter anunciado que recuperou sua capacidade máxima de produção de petróleo.

Cessão onerosa

De acordo com a publicação desta segunda (30) do Diário Oficial da União, 14 petroleiras se habilitaram para participar do megaleilão dos excedentes da cessão onerosa.

Saiba mais: 14 petroleiras estão inscritas no megaleilão dos excedentes da cessão onerosa

A Petrobras foi a única estatal brasileira a manifestar interesse. A cessão onerosa está marcada para o dia 6 de novembro e vai ofertar os excedentes de quatro áreas do pré-sal da Bacia de Santos: Búzios, Itapu, Atapu e Sépia.

Campos Neto

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, declarou nesta segunda que as incertezas sobre o comércio mundial continuam.

Saiba mais: Riscos de desaceleração econômica global continuam, diz Campos Neto

De acordo com Campos Neto, as incertezas econômicas são consequências da guerra comercial entre Estados Unidos e China. O presidente do BC ressaltou que a probabilidade de que ocorra uma recessão econômica nos EUA está crescendo.

“O cenário externo segue incerto, e os riscos associados a uma desaceleração mais intensa da economia global permanecem”, afirmou Campos Neto.

American Airlines

Nesta segunda, a American Airlines anunciou a expansão de voos na América Latina. O anúncio vem em resposta à rival Delta, após ter comunicado na semana passada a compra de 20% da Latam Airlines e uma parceria estratégica com a empresa aérea para voos internacionais no continente americano.

Saiba mais: American Airlines anuncia a operação em novos trechos da América Latina

Atualmente, a Latam opera em um compartilhamento de voos com a American Airlines e o fim da parceria entre as companhias pode dificultar o acesso a países da América Latina. Isso pode acarretar no encerramento de outras parcerias da Latam em países da região.

Saudi Aramco

O presidente executivo da unidade de trading da Saudi Aramco, Ibrahim al-Buainain, afirmou nesta segunda que a petrolífera já retomou sua capacidade máxima de produção.

Saiba mais: Saudi Aramco recupera capacidade máxima de produção de petróleo

Após os ataques à duas instalações da Saudi Aramco no dia 14 de setembro, a produção foi reduzida. Segundo o executivo, a capacidade total foi recuperada no dia 25 de setembro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Apesar da retomada, uma parte do que está sendo produzido ainda não foi distribuída ao mercado. Os reparos em algumas das unidades de tratamento fizeram que uma parcela do petróleo não pudesse ser preparado para refino, exportação ou, até mesmo, limpo.

Última cotação

Na última sessão, na sexta-feira (27), o dólar fechou em queda de -0,132%, sendo negociado a R$ 4,1563.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião