Dólar registra queda de 0,847% com PIB e pronunciamento de Trump

O dólar fechou as negociações desta sexta-feira (29) em queda de 0,847%, cotado a R$ 5,3404 na venda, após divulgação de resultados econômicos e o discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Os investidores ficaram à espera durante o último da semana do pronunciamento do presidente norte-americano, anunciado na última quinta-feira (28). Os dólar foi puxado para baixo com o tom mais ameno da fala de Trump, apesar de críticas realizadas pelo republicano. Os investidores esperavam pelo pior, sanções mais pesadas sobre a China ou a quebra de acordo comercial entre os dois países.

O mercado também se atentou a divulgação dos resultados do Produto Interno Bruto (PIB), tanto no caso brasileiro como no de alguns países europeus. Os resultados começam a revelar os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus à economia global.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

A moeda americana encerrou a semana com um queda acumulada de 4,44%. O valor ainda registrou neste mês de maio uma baixa de 1,90%. Para o ano, o dólar ainda acumula uma alta de 33,08% frente ao real.

De mais a mais, veja agora as notícias que mexeram com o câmbio nesta sexta-feira:

  • PIB: após resultado do 1T20, especialistas preveem ‘o pior pela frente’
  • PIB da França e da Itália recua 5,3% no 1T20
  • Embraer atrai interesse de estrangeiros

PIB: após resultado do 1T20, especialistas preveem ‘o pior pela frente’

O PIB do Brasil caiu 1,5% no primeiro trimestre de 2020 em relação ao trimestre anterior, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os números consideram o desempenho da economia entre janeiro e março de 2020. As medidas de restrição da atividade econômica para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus começaram a entrar em vigor a partir da segunda metade de março.

Saiba mais: PIB: após resultado do 1T20, especialistas preveem ‘o pior pela frente’

Com o recuo divulgado nesta sexta, a dúvida é o tamanho do estrago que a pandemia fará na economia. Especialistas ouvidos pelo SUNO Notícias acreditam que, apesar de já ser pior resultado desde 2015, os próximos números devem ser ainda piores.

PIB da França e da Itália recua 5,3% no 1T20

A França registrou uma contração de 5,3% no PIB do primeiro trimestre de 2020, na comparação com o quarto trimestre do ano passado, a maior queda 1968. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (29) pelo governo francês.

Saiba mais: PIB da França e da Itália recua 5,3% no primeiro trimestre de 2020

No mesmo sentido, a Itália também reportou uma queda de 5,3% em seu PIB, ante o quarto trimestre de 2019. Na comparação de base anual o crescimento econômico italiano teve recuo de 5,4%.

Embraer atrai interesse de estrangeiros

Segundo informações da agência “Reuters” divulgadas nesta sexta-feira (29), fabricante brasileira Embraer (EMBR3) está atraindo interesse de fabricantes estrangeiras após a falha do negócio com a Boeing (NYSE: BA).

Saiba mais: Embraer (EMBR3) atrai interesse de estrangeiros; ações disparam

De acordo com a agência, a companhia chinesa COMAC sinalizou um interesse para uma possível cooperação com a unidade comercial da Embraer. A Irkut, da Rússia, também aprovou um estudo sobre a possibilidade de negócio, bem como a Índia, outro player menos conhecido no mercado, também revelou interesse na possibilidade – em um negócio pouco menos provável, segundo analistas.

Última cotação do dólar

Na última sessão, quinta-feira, o dólar encerrou o pregão em queda de 1,954%, cotado em R$ 5,386.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião