Dólar fecha próximo da estabilidade com coronavírus e estímulos nos EUA em foco

O dólar hoje encerrou o pregão próximo da estabilidade, em queda de 0,27%, cotado a R$ 5,612, apesar da cautela dos mercados refletindo o crescimento de novos casos de coronavírus nos Estados Unidos e na Europa e as negociações sobre um pacote de estímulos nos EUA.

A moeda americana iniciou a semana repercutindo os novos casos de covid-19 nos Estados Unidos, que superaram o recorde anterior registrado em julho, reportando mais de 83 mil novas infecções na sexta-feira (23) e no sábado (24). No radar do dólar hoje também esteve o aumento das restrições na Europa que, assim como o vizinho americano, apresenta alta nos casos de coronavírus.

As negociações para a aprovação de um novo pacote de alívio à economia norte-americana também continuam, porém não há entusiasmo entre os investidor sobre sua saída.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

Além disso, veja as notícias que mexeram com a cotação do dólar neste início de semana:

  • Boletim Focus volta a aumentar expectiva pelo IPCA em 2020
  • Negociações sobre pacote de estímulos continuam em ritmo mais lento
  • Facebook prepara medidas emergenciais para eleição dos EUA

Focus eleva expectiva pelo IPCA

Os especialistas do mercado financeiro responsáveis pelo Boletim Focus voltaram a aumentar a expectativa pela inflação deste ano, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), revisando a projeção para 2,99%. Essa é a 11ª semana consecutiva de aumento nas expectativas.

O relatório ainda reduziu a expectativa pela queda do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, para -4,81%. Na última semana, os especialistas do mercado esperavam uma queda de 5%.

Negociações sobre pacote de estímulos

O diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Larry Kudlow, declarou que as negociações sobre um pacote de estímulos à economia dos EUA vão continuar em um ritmo mais lento.

Kudlow afirmou, em entrevista à “CNBC”, sobre o andamento das negociações após a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, ter informado no último domingo (25) suas expectativas a cerca de uma contraproposta do secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, para continuação do diálogo. O assessor econômico prevê que o presidente Donald Trump não aceitará algumas partes da proposta apresentada pelos democratas durante as negociações.

Facebook prepara medidas para eleição dos EUA

O Facebook está se preparando medidas emergenciais para eventuais conflitos eleitorais nos Estados Unidos. A plataforma deverá inserir ferramentas internas que desaceleram a disseminação de conteúdo com mensagens de ofensas. Segundo fontes ouvidas pelo jornal “The Wall Street Journal”, as medidas fazem parte de um pacote de emergência usada em países de “risco”, como Sri Lanka e Mianmar, desenvolvido pelo Facebook. As ferramentas são usadas em circunstâncias críticas como violência relacionada a eleições.

Entre as medidas do pacote estão a possível desaceleração generalizada da disseminação de postagens conforme elas se tornem virais e ajustes no feed de notícias para mudar os tipos de conteúdo que os usuários veem. O Facebook também reduzirá o limite de publicações para detectar os tipos de conteúdo que seu software considera perigoso.

Última cotação do dólar

Na última sessão da sexta-feira (23), por sua vez, o dólar fechou a sessão em alta de 0,59%, cotado a R$ 5,6270.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião