Dólar abre em queda com novos desdobramentos da guerra comercial

O dólar inicia esta sexta-feira (27) em queda com os novos rumos da guerra comercial entre EUA e China, a nova fase da operação Lava Jato e o andamento do Brexit no radar.

Por volta das 9h30, o dólar operava em queda de -0,163% sendo cotado a R$ 4,1532. O mercado segue de olho nas disputas entre as maiores economias do planeta.

Além disso, segue no radar dos investidores o desdobramento do Brexit, que ganhou um novo capítulo após um relato de um membro do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês).

EUA x China

Após o presidente americano Donald Trump conceder isenções de tarifas alfandegarias sobre os produtos chineses, a China informou que está disposta a comprar mais mercadorias americanas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

De acordo com o assessor de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, o governo Trump demonstrou “boa vontade”. “Então, do lado chinês, estamos dispostos a comprar mais produtos dos EUA que são necessários ao mercado chinês”, disse Yi durante a Assembleia da ONU.

Brexit e taxa de juros da Inglaterra

O membro externo do comitê de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE, em inglês), Michael Saunders, disse nesta sexta-feira (27) que as indefinições que rodeiam o Brexit “provavelmente continuarão mantendo o crescimento da economia britânica abaixo do potencial por algum tempo.”

Para o membro do Banco da Inglaterra, caso a economia global permaneça demonstrando uma baixa perspectiva de crescimento, poderão ocorrer novos “relaxamentos na economia”, que seriam cortes na taxa de juros.

Veja também: Controlada da Cemig conclui sua primeira emissão de notas promissórias comerciais

Operação Lava Jato

A Policia Federal (PF) iniciou, nesta sexta-feira (27), a 66ª fase da Operação Lava Jato, reconhecida como Alerta Mínimo. O Ministério Público Federal (MPF) apura uma suposta lavagem de dinheiro praticada por funcionários do Banco do Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Os investigadores analisam se os funcionários e doleiros do Banco do Brasil beneficiaram empresas que tinham contrato com a Petrobras e precisavam de dinheiro em espécie para pagar propinas.

Última cotação

Na última sessão, na quinta-feira (26), o dólar fechou em alta de 0,168% sendo negociado a R$ 4,1618.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião