Dólar encerra em alta após declaração de presidente do BCE

O dólar encerrou, nesta segunda-feira (23), em alta de 0,419% sendo vendido a R$ 4,1709.

O dólar subiu devido a vários fatores. O principal deles, a declaração do presidente do Banco Central Europeu (BCE) de que há espaço para mais cortes de juros.

Além disso, contribuíram para a alta:

  • atividade industrial da zona do euro atinge pior nível desde 2013;
  • produção completa de petróleo da Saudi Aramco deverá levar meses, segundo jornal.

BCE

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse que o conselho da instituição monetária considera diminuir ainda mais a taxa básica de juros na Europa, caso seja necessário. O discurso foi feito nesta segunda.

“Continuamos preparados para ajustar todos os nossos instrumentos, se justificado pela perspectiva para a inflação“, disse o presidente do BCE sobre alcançar uma estabilidade nos preços.

Saiba mais: Presidente do BCE diz que há espaço para mais cortes de juros

Para ele, isso pode ser visto pela retomada das compras líquidas de ativos, também nomeadas de afrouxamento quantitativo (QE), ao ritmo de 20 bilhões de euros mensais a partir de novembro. O anúncio da retomada de compra de ativos foi feito no dia 12 de setembro, após a reunião política monetária.

Draghi destacou que a baixa do setor industrial da zona do euro pode fazer com que outros setores sejam atingidos pela desaceleração da economia. “À medida que o setor de serviços da zona do euro continue resiliente, não devemos ser complacentes sobre a sua capacidade de resistir a transbordamentos negativos”, disse o presidente do BCE.

Atividade industrial na zona do euro

O índice de gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês), que mede a atividade industrial na zona do euro, chegou ao pior nível em quase sete anos.

Saiba mais: Atividade industrial da zona do euro chega ao pior nível em sete anos

O estudo preliminar divulgado nesta segunda-feira (23) mostram que a atividade de manufatura da zona do euro caiu para 45,6 em setembro, frente a 47,0 em agosto.

Nessa métrica, qualquer resultado abaixo de 50,00 significa uma contração da atividade. Economistas que foram ouvidos pela “FactSet”, consultoria especializada, esperavam uma leitura de 47,3.

Saudi Aramco

Ao contrário do que foi informado pelos executivos sauditas, a retomada da produção de petróleo da Saudi Aramco pode demorar meses.

De acordo com os executivos da Saudi Aramco, a retomada da produção demoraria no máximo 10 semanas. No entanto, o veículo americano “The Wall Street Journal” apurou que a produção completa demorará meses.

Saiba mais: Produção completa de petróleo da Saudi Aramco deverá levar meses, diz jornal

O CEO da petrolífera disse no último sábado (21) que “nem um único envio aos nossos clientes internacionais foi atrasado ou cancelado devido aos ataques”.

Entretanto, os oficiais da Arábia Saudita, desmentem a calmaria que os executivos passam em seus discursos e afirmam que a situação não é “tão bonita” assim.

Última cotação do dólar

Na última sessão, sexta-feira (20), o dólar encerrou em queda de 0,257%, sendo negociado a R$ 4,1535.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião