Dólar em queda com negociações construtivas entre China e EUA

O dólar inicia a semana em queda com negociações construtivas entre a China e os Estados Unidos no radar.

Nesta segunda-feira (18), por volta das 9h30, o dólar operava em queda de 0,506% sendo negociado a R$ 4,1717. O mercado está de olho nas negociações construtivas entre as duas maiores economias do mundo para se chegar a um acordo comercial.

Além disso, o investidor nacional está atento a reforma tributária e seu novo pacote de medidas. Segue no radar também o cenário externo com EUA, Coreia do Norte, Reino Unido e Líbano.

China e EUA

A agência estatal de notícias da China, Xinhua, informou no último domingo (17) que o país asiático e os Estados Unidos tiveram “negociações construtivas”.

Os negociadores discutiram as questões centrais da primeira fase de um possível acordo comercial entre as duas maiores economias do mundo. Além disso, ambos os países concordaram em manter uma comunicação próxima.

De acordo com Xinhua, as negociações foram feitas pelo telefone com o vice-primeiro-ministro da China, Liu He, o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro americano, Steven Mnunchin.

Reforma Tributária

O Ministério da Economia fechou um novo pacote de medidas para alterar o sistema tributário brasileiro. Vale ressaltar que o órgão administrativo já havia feito uma proposta anteriormente, que foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro. Isso porque havia, nesse primeiro plano, uma ideia de criar uma nova CPMF. De acordo com o ministério, a reforma tributária de ser enviada ao Congresso em quatro partes até 2020.

Saiba Mais: Reforma tributária do governo prevê imposto federal sobre consumo

Panorama Internacional

Reino Unido

O Partido Conservador do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tem 14 pontos de vantagem sobre o Partido Trabalhista, da oposição.

De acordo com uma pesquisa realizada pela agência Survation, divulgada nesta segunda, 42% dos britânicos apoiam os conservadores e 28% os trabalhistas. Os liberais-democratas, pró-União Europeia, têm 13% e o Partido do Brexit soma 5%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Além disso, no último domingo (17), Johnson apresentou planos para encerrar o tratamento preferencial a imigrantes da UE no país.

Trump e Coreia do Norte

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, solicitou ao líder norte-coreano, Kim Jong-Un, que aja rapidamente para que cheguem a um acordo de desnuclearização. Em sua rede social, o presidente escreveu “vejo você em breve”.

EUA e Coreia do Sul

Os EUA e a Coreia do Sul afirmaram no último domingo que adiarão exercícios militares, em uma tentativa de aumentar as chances de um acordo de paz com a Coreia do Norte.

Líbano

O ex-ministro da Economia do Líbano, Mohammad Safadi, retirou sua candidatura no último sábado (16), dizendo que era difícil demais formar um governo “harmonioso”.

Última cotação do dólar

Na última sessão, na quinta-feria (14), o dólar encerrou em alta de 0,16% vendido a R$ 4,193.

Tags
Poliana Santos

Compartilhe sua opinião