Balanços da semana

Dólar em queda com impeachment de Trump e Guedes em Davos

O dólar opera em queda nesta quarta-feira (22) com o julgamento sobre o impeachment do presidente norte-americano, o ministro da economia em Davos, a entrada do Brasil na OCDE e o vírus da China que teve caso registrado nos EUA.

Por volta das 9h30, o dólar apresentava uma queda de 0,252% sendo negociado a R$ 4,2029. O mercado está atento ao julgamento sobre o impeachment de Trump que retorna nesta quarta.

Impeachment Trump

O julgamento do impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve início com forte divisão sobre as regras que vão reger os procedimentos. O julgamento começou no Senado dos EUA na última terça-feira (21) e será retomada nesta quarta.

A Câmara dos Representantes, controlada pelos Democratas, aprovou o impeachment de Trump no mês passado, sob acusações de abuso de poder e obstrução do Congresso.

Guedes em Davos

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo está trabalhando para deixar a indústria brasileira no mesmo nível de países desenvolvidos. A declaração ocorreu, na terça-feira (21), durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. O Suno Notícias está no local cobrindo o evento.

Confira Também: Davos: Confira a agenda para o terceiro dia do evento

De acordo com o discurso de Paulo Guedes em Davos, a equipe econômica do governo está tentando criar conexões e melhorar a inovação para contribuir com o desenvolvimento industrial do País.

Entrada do Brasil na OCDE

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse que o governo de Donald Trump defenderá fortemente a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

De acordo com o secretário, as amplas reformas que estão ocorrendo no Brasil fazem com que o governo norte-americano priorize a entrada do País na organização.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Pompeo e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, se encontraram para debater o processo de entrada do Brasil na organização. O secretário norte-americano escreveu, por meio de uma publicação no Twitter, que está satisfeito com o encontro com Araújo.

“Satisfeito por encontrar Ernesto Araújo de novo para discutir a parceria entre Estados Unidos e Brasil. As amplas reformas econômicas do Brasil estão transformando a maior economia da América Latina, e nós vamos defender fortemente um convite ao Brasil para começar o processo de adesão à OCDE”, escreveu Pompeu.

Vírus da China

As bolsas internacionais operam em queda com o anúncio do governo chinês sobre o “Vírus de Wuhan”, que já matou três e contaminou 200 pessoas, e é propagado de pessoa a pessoa.

Fora da China, há registros do problema na Tailândia, Japão e Coreia do Sul. A Organização Mundial de Saúde (OMS) convocou na última segunda-feira (20) um comitê de emergência para debater sobre o novo vírus. Os Estados Unidos confirmou na última terça-feira (21) a primeira infecção do vírus.

Última cotação do dólar

Na última sessão, terça-feira, o dólar encerrou em alta de 0,40% cotado a R$ 4,20.

Tags
Poliana Santos

Compartilhe sua opinião