Dólar abre a semana em queda, com recuperação de Trump

O dólar abriu em leve queda nesta segunda-feira (5). Por volta das 9h35, a moeda norte-americana apresentava uma baixa de 0,07%, negociado a R$ 5,662 na venda. O mercado inicia a semana de forma mais otimista após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mostrar certo progresso em sua recuperação após ter contraído o novo coronavírus (Covid-19). A notícia havia abalado os mercados no fim da última semana.

Embora a alta do dólar nos últimos dias tenha apresentado um arrefecimento, os investidores seguem de olho na repercussão do novo programa social do governo de Jair Bolsonaro, o Renda Cidadã, em meio aos questionamento sobre a crise fiscal do País. O mercado também analisa as novas expectativas do Boletim Focus para a economia neste ano; a previsão pela inflação voltou a subir.

O presidente Trump, que informou na última sexta-feira (2) ter contraído a Covid-19, pode ter alta do hospital em que está internado nesta segunda-feira. Sean Conley, médico da Casa Branca, disse a jornalistas no último domingo (4) que a equipe médica que atende o mandatário está satisfeita com sua recuperação.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo ele, Trump “continua a melhorar”, reconhecendo vez que os níveis de oxigênio do presidente caíram duas vezes nos últimos três dias. De acordo com um novo boletim médico divulgado pelo Centro Médico Militar Walter Reed, o mandatário teve “uma melhora substancial, embora ainda não esteja fora de perigo”.

O anúncio do contágio de Trump pelo coronavírus vem à tona em um momento crítico da corrida presidencial em que o presidente procura ser reeleito. A menos de um mês das eleições, segundo uma nova pesquisa do Wall Street Journal/NBC News, divulgada neste domingo, o representante democrata Joe Biden ampliou sua vantagem sobre Trump.

Segundo a pesquisa, Biden figura com 53% das intenções de voto, enquanto Trump tem 39%. Essa é a primeira vez em toda a corrida à presidência norte-americana que Trump obtém menos de 40% das intenções. O levantamento foi realizado entre quarta e quinta-feira da última semana, antes, portanto, da divulgação da notícia de que o presidente havia contraído a Covid-19.

Quanto ao Renda Cidadã, o mercado continua a acompanhar as conversas dos integrantes do governo para a formulação do programa social. De acordo com o jornal “Folha de S.Paulo”, a nova ideia é extinguir o desconto de 20% concedido a contribuintes que optam pela declaração simplificada do Imposto de Renda da Pessoa Física. A medida pode atingir 17 milhões de brasileiros.

Além do Renda Cidadã, existem outros temas sendo discutidos pelo governo no âmbito econômico. De acordo com o jornal “Valor Econômico”, passou a ser discutida a possibilidade de prorrogar outras ações criadas para conter os efeitos da pandemia, como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e a redução a zero da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações de crédito.

Já segundo o Boletim Focus, no relatório divulgado nesta segunda-feira, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil neste ano caíra 5,02%. Essa é a quarta semana consecutiva em que os especialistas ouvidos pelo Banco Central (BC) cortam suas expectativas por uma contração mais intensa da economia brasileira.

Ademais, outro destaque da publicação do BC nesta manhã é o novo aumento da estimativa pela inflação. O relatório prevê um Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2,12% ao fim deste ano. Essa é a oitava semana consecutiva de aumento nas expectativas.

Última cotação do dólar

Na sessão da última sexta-feira, o dólar encerrou o pregão com uma alta de 0,21%, cotado a R$ 5,666 na venda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião